Boa Vista decreta estado de emergência por efeitos da estiagem

Boa Vista decreta estado de emergência por efeitos da estiagem

Boa Vista decreta estado de emergência por efeitos da estiagem

Rio Branco, em Boa Vista (RR), em setembro de 2023 (Foto: Ronny Alcântara/Rede Amazônica/Arquivo)

A prefeitura de Boa Vista decretou estado de emergência em Boa Vista devida à forte seca e a estiagem que atinge Roraima. O decreto, que abrange as áreas da agricultura, Defesa Civil, Serviços Públicos e Meio Ambiente, foi assinado pelo prefeito Arthur Henrique (MDB) e publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (18).

Com a capital em situação de emergência, Roraima passa a ter 10 dos 15 municípios em situação de emergência. Atualmente, o estado enfrenta o período seco. Com a falta de chuvas, rios têm secado e há ocorrências de incêndios florestais que consomem casas, animais e a vegetação.

Responsável pelo abastecimento de água potável na capital, o Rio Branco, principal rio de Roraima, atingiu a marca de 32 centímetros negativos, o menor menor nível registrado em 2024. A estiagem tem sido agravada pelo fenômeno El Niño, quando ocorre o aquecimento anormal do Pacífico equatorial.

Uma das metas do decreto de emergência é “viabilizar as condições de armazenamento de água potável em caixas d’água e cisternas para consumo humano” na capital.

Link original da notícia: https://roraima1.com.br/2024/03/19/boa-vista-decreta-estado-de-emergencia-por-efeitos-da-estiagem/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *