SC lidera transplantes de órgãos no Brasil

SC lidera transplantes de órgãos no Brasil

SC lidera transplantes de órgãos no Brasil

Embora Santa Catarina continue há décadas sendo pouco recompensada com obras e serviços pelo governo federal, sua liderança nacional destaca-se em vários segmentos e setores. Neste final de agosto, reafirma-se também na área da saúde com os qualificados serviços de transplantes de órgãos e tecidos humanos.

O SC-Transplantes é uma organização exemplar em todo o Brasil. Foi criada pelo decreto 553, em 1999, pelo governador Esperidião Amin, e logo credenciado pelo Ministério da Saúde. Pioneiro na regulamentação de notificações e doações de órgãos e efetivação de transplantes, obteve um desempenho excepcional. Há 14 anos Santa Catarina liderou o ranking nacional de doadores nos 18 anos de análise estatística.

SC-Transplantes é líder em transplante de órgãos – Foto: Secom

A maior demanda por órgãos humanos de um total de 1.300 na fila de espera continua sendo o rim. Aguardam doadores compatíveis hoje com 755 pacientes. Seguem-se córnea com 445, fígado com 73, ósseo e medula óssea com números bem menores.

O Estado tem uma posição destacada em relação aos doadores. A proporção é de 40 doadores por 1 milhão de habitantes. A relação já esteve em 47 antes da pandemia.

De acordo com o mapa oficial constante no site do SC-Transplantes, no mês de julho foram 70 notificações e 26 doações efetivadas. A região que deu maior contribuição foi nordeste/norte, com 83 notificações e 38 doações efetivadas.

Há 18 anos como coordenador do SC-Transplantes, o médico Joel de Andrade destaca que os catarinenses são solidários, pois o volume de doações tem sido maior do que a demanda.

O sistema foi aprimorado nos últimos anos, especialmente, no controle das compatibilidades e, sobretudo, na complexa logística entre o momento em que a doação é efetivada e a localização de paciente que vai receber o novo órgão. Envolve aviões, ambulâncias e profissionais altamente treinados e qualificados.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Link original da notícia: https://ndmais.com.br/saude/sc-lidera-transplantes-de-orgaos-no-brasil/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *