Orleans: crescimento sólido em quatro eixos econômicos

Orleans: crescimento sólido em quatro eixos econômicos

Orleans: crescimento sólido em quatro eixos econômicos

Orleans
Edson Padoin
cidades@tnsul.com

Hoje, a cidade de Orleans está em festa, celebrando 110 anos de história, conquistas e desenvolvimento. Fundada em um passado que se entrelaça com as raízes catarinenses, Orleans se destaca por sua comunidade unida e pela visão de futuro.

O censo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta uma população de 23.661 habitantes em Orleans. No entanto, o prefeito Jorge Luiz Koch observa que essa contagem não reflete o potencial total do município. Ele ressalta que, embora acredite que o número real seja maior, o que prevalece são os números homologados pelo IBGE.

“Reclamamos que não foi feito um bom trabalho [pelo Instituto], sabemos que passa dos 24 mil moradores. Porém o que vale é o que foi contado e homologado pelo IBGE. Com isso, Orleans perde alguns recursos porque não atingimos a meta que era 24 mil”, salienta Koch.

Qualidade de vida e desenvolvimento sustentável

A cidade oferece uma combinação única de fatores, incluindo água potável, saneamento básico, oportunidades para o turismo, indústria, agricultura, comércio e infraestrutura de internet para áreas remotas. O prefeito Koch não hesita em expressar seu amor pela cidade.

“Conheço muitas cidades da região e do Estado, não tenho dúvida que se eu não fosse prefeito daqui escolheria para morar, justamente por conta da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável. Orleans tem nove estruturas básicas de saúde com nove médicos. Além disso, temos o hospital que funciona 24h por dia. Orleans é incomparável. Se você der uma volta pelo município você vai encontrar uma cidade limpa e com segurança. A cidade é uma das melhores do Brasil”, completa.

De olho no futuro

Projetando o futuro, o prefeito Jorge Koch detalha alguns dos projetos em andamento para consolidar Orleans como um centro de qualidade de vida e oportunidades. Entre esses projetos, destaca-se um convênio firmado com o governo do estado, resultando em um investimento de mais de R$ 4 milhões na reconstrução de três pontes que foram destruídas durante enchentes em 2022.

Além disso, a cidade está investindo na educação, com a construção de duas escolas modelo de R$ 10 milhões .

Museu com entrada gratuita

Hoje, dia do aniversário do município de Orleans, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) completa 43 anos de fundação. Como já é de costume, a entrada neste dia é gratuita, e o espaço estará aberto das 9h às 17h30.

Leia a matéria completa do 110 anos de Orleans na edição desta quarta-feira, dia 30, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Link original da notícia: https://tnsul.com/2023/08/30/orleans-crescimento-solido-em-quatro-eixos-economicos/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *