Família agride funcionária de posto de saúde em São José por demora em emergência

Família agride funcionária de posto de saúde em São José por demora em emergência

Família agride funcionária de posto de saúde em São José por demora em emergência

Uma mulher que buscou atendimento em posto de saúde de São José partiu para agressão de funcionárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Areias na tarde de segunda-feira (16).

A paciente teria procurado atendimento de emergência na UBS, apesar de não ser o local apropriado para esses casos, na parte da manhã, e foi orientada a retornar mais tarde ou buscar assistência na UPA ou em hospital.

Posteriormente, a paciente retornou de tarde, alegando dor intensa no corpo e na cabeça, o que resultou em seu encaminhamento para a triagem. Três médicos estavam em atendimento, e a recomendação permaneceu a mesma, de buscar atendimento em uma unidade apropriada do SUS.

Porém, ela teria se queixado de demora – não havia horários para encaixes de pacientes extras – e a situação se agravou quando o filho da paciente chegou agredindo verbalmente a equipe do posto de saúde. Logo, a mulher, que havia ido à UBS supostamente com dores e necessitando de cuidados “urgentes”, foi para trás do balcão e partiu para agressões físicas contra uma das funcionárias, empurrando-a e lhe puxando pelos cabelos.

Com a situação de violência da família contra a equipe do posto de saúde, a Guarda Municipal foi chamada para intervir e posteriormente encaminhar os envolvidos para a delegacia.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Prefeitura de São José afirma que se solidariza com a servidora agredida na UBS Areias. “As agressões partiram de uma usuária do serviço e de seus dois filhos que a acompanhavam. Além disso, houve depredação do patrimônio público. No momento das agressões, a UBS funcionava normalmente, sem filas ou atrasos. A profissional foi atendida no Hospital Regional de São José com ferimentos leves e está recebendo auxílio jurídico, emocional e físico da Secretaria de Saúde.”, conclui o comunicado do município.

Flagrante da confusão no posto de saúde

Link original da notícia: https://www.correiosc.com.br/familia-agride-funcionarias-de-posto-de-saude-areias-sao-jose/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *