Com chuvas no Oeste, SC tem risco alto de inundações e segue com chance de deslizamentos

Com chuvas no Oeste, SC tem risco alto de inundações e segue com chance de deslizamentos

Com chuvas no Oeste, SC tem risco alto de inundações e segue com chance de deslizamentos

Seis pessoas já morreram desde o início do mês por conta das chuvas e 145 cidades registraram estragos. Ao menos 125 também decretaram situação de emergência.

Em relação às inundações, o risco é para os rios Uruguai e Chapecó. Isso porque as chuvas de segunda e terça aumentaram o nível das águas, incluindo o dos afluentes.

Risco de inundações no Oeste catarinense — Foto: Defesa Civil/Divulgação

O volume de chuva chegou a 155 milímetros em Chapecó, no Oeste, entre 14h de segunda e 14h de terça, conforme a Defesa Civil. Essa foi a cidade catarinense com maior acúmulo de chuva nesse período.

A média histórica de outubro na região é de 170 a 210 milímetros durante o mês inteiro, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.

Deslizamentos

Em relação ao risco para deslizamentos, ele é muito alto no Norte, Vale do Itajaí e Serra por causa dos acumulados de chuva dos dias anteriores. Nas demais regiões do Oeste, o risco é alto.

Mapa mostra risco muito alto para deslizmentos no Norte, Vale do Itajaí e Serra de SC — Foto: Defesa Civil/Divulgação

A Defesa Civil destacou que deslizamentos podem ocorrer mesmo que não esteja chovendo, já que o solo segue encharcado. O órgão orienta que as pessoas fiquem atentas aos seguintes sinais:

  • Se há inclinação de cercas, muros, postes e árvores;
  • Aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta;
  • Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta
  • Rachaduras ou fendas em encostas;
  • Rachaduras novas nas paredes;
  • Portas ou janelas empenarem ou emperrarem de repente;
  • Muros e paredes estufadas;
  • Estalos;
  • Águas mais barrentas que o normal.

Previsão do tempo

Entre o Oeste e o Vale do Itajaí, pode haver temporais isolados ao longo desta quarta (18), por causa da umidade vinda do Norte do país. No litoral, a instabilidade perde força e o dia deve ser nublado. Há possibilidade de chuva fraca.

Os ventos devem ser fracos e sopram da direção Nordeste. Em relação às temperaturas, elas podem chegar a 25ºC no Oeste e 21ºC nas demais regiões.

Confira a previsão do tempo para SC, com Eduarda Demeneck

Confira a previsão do tempo para SC, com Eduarda Demeneck

Para quinta (19), pode haver temporais em todo o estado, mas a chance é maior no Oeste. Permanece o risco de inundações e deslizamentos.

Na sexta (20), ainda pode haver temporais isolados em todo o estado. O tempo deve voltar a ficar firme no Oeste no sábado (21). Nas demais regiões, o céu deve ficar nublado, especialmente no litoral, e há condição para chuva fraca.

VÍDEOS: Previsão do tempo em SC

Link original da notícia: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2023/10/18/com-chuvas-no-oeste-sc-tem-risco-alto-de-inundacoes-e-segue-com-chance-de-deslizamentos.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *