Jogo entre Bélgica e Suécia é suspenso após ataque terrorista

Jogo entre Bélgica e Suécia é suspenso após ataque terrorista

Jogo entre Bélgica e Suécia é suspenso após ataque terrorista

Crédito: reprodução de vídeo / franceinfo

Duas pessoas morreram e diversas ficaram feridas após disparos de arma de fogo feitos no centro de Bruxelas, capital da Bélgica e sede da União Europeia. Segundo as primeiras informações, o tiroteio ocorreu por volta das 19h15 (horário local, 14h15 em Brasília) no entorno de Place Sainctelette.

Em vídeo publicado na internet, um homem reivindicou a autoria do ataque e disse fazer parte Estado Islâmico. Segundo a mídia belga, nas imagens, ele disse que o ataque visava “vingar os muçulmanos”.

Segundo fontes da polícia citadas por veículos de imprensa locais, o homem que abriu fogo gritou “Allahu Akbar”, expressão muçulmana que significa “Alá é grande”. Mesmo com o vídeo e com essas informações, ninguém foi preso até o momento.

Em imagens feitas por um morador da área, é possível ver um homem com jaqueta laranja neon e capacete branco, com uma arma na mão, subindo em uma moto e fugindo. A arma seria uma submetralhadora AK-47.

O país aumentou o nível de alerta para quatro, o máximo do país, sinônimo de ameaça terrorista “grave e iminente”. O Ministério Público da capital belga disse à AFP que uma investigação foi aberta.

Bélgica e Suécia

No momento do ataque ocorria a partida de futebol entre Bélgica e Suécia pelas eliminatórias da Eurocopa. A Uefa informou que a partida foi “anulada definitivamente por motivos de segurança”. A estação de metrô Rei Baudouin, em frente ao estádio, foi fechada e está sendo policiada por dezenas de agentes.

Também segundo a imprensa local, os dois mortos são de nacionalidade sueca usavam camisas da seleção sueca. A partida no estádio Rei Baudouin foi interrompida após o primeiro tempo.

No momento, os cerca de 35 mil torcedores presentes no estádio Rei Baudouin, em Bruxelas, não podem deixar a estrutura. A estação de metrô Rei Baudouin, em frente ao estádio, foi fechada e está sendo policiada por dezenas de agentes.

Medidas de segurança 

Os acessos ao Parlamento Europeu foram bloqueados. A limitação foi constatada pela ANSA no local. As pessoas dentro do Parlamento foram convidadas a ficar no interior do edifício e, segundo um responsável pela segurança, podem sair se desejarem, assumindo a responsabilidade.

O centro nacional de crise divulgou um comunicado pedindo que a população “evite deslocamentos desnecessários”. O gabinete pediu também que os cidadãos não compartilhem imagens ou vídeos ligados ao atentado. As autoridades também determinaram o fechamento de diversas estações do metrô.

Reações

Bélgica

O prefeito de Bruxelas, Philippe Close, declarou: “Após o tiroteio em Bruxelas, os serviços policiais estão mobilizados para garantir a segurança dentro e no entorno da nossa capital, em cooperação com a ministro da Interior, Annelies Verlinden”. O país aumentou o nível de alerta para quatro, o máximo do país, sinônimo de ameaça terrorista “grave e iminente”.

União Europeia

A presidente do poder Executivo da UE, Ursula von der Leyen, declarou: “Meu pensamento nesta noite vai às famílias das duas vítimas do ignóbil atentado em Bruxelas. Meu absoluto apoio às forças policiais belgas para que capturem rapidamente o suspeito. Estamos unidos contra o terrorismo”.

Comunidade internacional

O ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, determinou que sejam reforçados os controles na fronteira entre a França e a Bélgica. As informações foram divulgadas pela TV BFM.

Link original da notícia: https://agoranors.com/2023/10/jogo-belgica-suecia-apos-ataque-terrorista/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *