Em Brasília, governo do RS pede ampliação de crédito e flexibilização do superávit primário

Em Brasília, governo do RS pede ampliação de crédito e flexibilização do superávit primário

Em Brasília, governo do RS pede ampliação de crédito e flexibilização do superávit primário

ECONOMIA

Segundo o governador, uma margem maior de crédito possibilitaria pagar precatórios e gerar mais investimentos

Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite discutiu, nesta terça-feira (29), com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demandas do governo do RS em relação ao RRF (Regime de Recuperação Fiscal). A reunião ocorreu na sede do ministério, em Brasília. O governador estava acompanhado da secretária estadual da Fazenda, Pricilla Santana.

O objetivo do encontro foi solicitar ampliação das margens para captação de operações de crédito. “Desejamos fazer novas etapas de financiamentos para o pagamento de precatórios e também demandamos com o ministro que se abra a possibilidade, nessas operações de crédito, para captação de recursos para investimentos”, disse Leite.

Segundo o governo do RS, uma vez aprovada a ampliação, Isso permitiria que o executivo aumentasse para 15% da receita corrente líquida o comprometimento com esses financiamentos – o valor atual é de 5%. Dentro da margem de 5%, o governo já encaminhou um empréstimo junto ao BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento) com o objetivo de pagar precatórios. A ideia é ampliar esse tipo de contratação.

Superávit primário

O governador tratou também da meta de superávit primário estabelecida na atual legislação do RRF. O governador pede que haja uma flexibilização nesse ponto do texto. Isso em função da queda de receita provocada, desde o ano passado, com a redução das alíquotas de ICMS nos Estados.

Segundo Eduardo Leite, as expectativas são boas. “O ministro Haddad tem sido de uma sensibilidade digna dos meus maiores elogios e agradecimentos e, pelos encaminhamentos que já deu a outros temas”, afirmou.

Quer receber notícias no WhatsApp?

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.


Link original da notícia: https://agoranors.com/2023/08/em-brasilia-governo-do-rs-pede-ampliacao-de-credito-e-flexibilizacao-do-superavit-primario/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *