Temporal em Guarapuava derruba árvores e danifica cabos de energia; Mais de 2 mil pessoas ficam sem luz

Temporal em Guarapuava derruba árvores e danifica cabos de energia; Mais de 2 mil pessoas ficam sem luz

Temporal em Guarapuava derruba árvores e danifica cabos de energia; Mais de 2 mil pessoas ficam sem luz

Um temporal que atingiu Guarapuava, no centro do Paraná, derrubou árvores e danificou cabos de luz, no começo da tarde desta segunda-feira (4).

Com a força dos ventos, galhos, árvores, telhas e outros objetos foram lançados sobre a rede elétrica.

Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Energisa Sul-Sudeste, empresas responsáveis pela distribuição de energia na cidade, a chuva intensa e os ventos fortes deixaram moradores sem energia elétrica.

A Copel informou que, da região que atende, são 2.581 unidades consumidoras sem energia. A Energisa não soube responder o número de domicílios afetados.

De acordo com a Copel, na região rural, parte da Colônia Vitória, no Distrito de Entre Rios está sem energia. Ainda não há previsão de quando o fornecimento deve ser normalizado.

Temporal em Guarapuava derruba árvores e rompe cabos de energia — Foto: William Batista/RPC

Funcionários da Copel explicaram que foi necessário suspender o fornecimento de energia por ser considerada uma situação de risco, uma vez que galhos de araucárias caíram em cima de cabos de energia e, com isso, um poste entortou.

Uma equipe da Copel, especializada neste tipo de conserto, foi acionada com urgência.

O incidente ocorreu em frente a um colégio particular, que está sem luz. O Museu de Entre Rios também foi prejudicado com a falta de energia. O hospital, que fica ao lado do museu, não foi afetado e está funcionando normalmente.

Na região há ainda casas, comércios e também a sede da cooperativa Agrária.

A Energisa afirmou que assim que iniciaram os ventos, a empresa acionou o seu plano operacional de contingência e, com equipes nas ruas, trabalha para restabelecer a energia para os clientes afetados.

Segundo a empresa, neste momento, dentro dos protocolos técnicos e de segurança, as equipes realizam manobras no sistema elétrico para agilizar o restabelecimento da energia de forma gradativa.

Com vendaval, telhas, galhos de árvore e outros objetos foram lançados sob a rede elétrica — Foto: William Batista/RPC

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

  • 📱 Leia mais notícias da região no g1 Campos Gerais e Sul.
  • 📱 Participe da comunidade do g1 Paraná no WhatsApp e no Telegram.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2023/09/04/temporal-em-guarapuava-derruba-arvores-e-danifica-cabos-de-energia-mais-de-2-mil-pessoas-ficam-sem-luz.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *