Tecnólogo, bacharelado ou licenciatura? Entenda as diferenças

Tecnólogo, bacharelado ou licenciatura? Entenda as diferenças

Tecnólogo, bacharelado ou licenciatura? Entenda as diferenças

Antes de mais nada, é importante destacar que todas essas modalidades conferem diploma de curso superior e habilitam o profissional para um curso de pós-graduação. Enquanto um bacharel se forma para atuar de forma mais ampla no mercado, a licenciatura é indicada para quem deseja se tornar professor e lecionar para os ensinos fundamental e médio.

Graduações são aquelas formações mais completas, de quatro a seis anos. Já o tecnólogo possui um enfoque maior e duração mais curta, de dois a três anos. Essa duração reduzida faz com que cursos de tecnólogos tenham ganhado mais adeptos ao longo dos anos. De acordo com o Instituto Semesp, de 2016 a 2021 houve um crescimento de 6,6% nas matrículas de cursos tecnológicos presenciais da rede pública, e 24,4% nos cursos a distância (EAD).

Voltando para o bacharel e a licenciatura, as duas habilitações tradicionais partem da mesma base. Dependendo da faculdade, em determinado semestre é preciso optar entre o bacharelado ou a licenciatura – que irá oferecer aos estudantes disciplinas ligadas à vivência de docente, como didática, psicologia e pedagogia.

O bacharel pode trabalhar em áreas diversas do mercado, mas não pode dar aula, a não ser que tenha cursado durante sua graduação disciplinas voltadas à área de Educação, além das matérias do bacharelado. Se depois de terminar o bacharelado esse profissional optar por ser professor, ele poderá pedir dispensa das matérias já cursadas e fazer apenas as disciplinas ligadas à formação de docente, na licenciatura.

No Centro Universitário UniOpet, em dois campi (Centro Cívico e Rebouças), são oferecidos 37 cursos de graduação nas modalidades presencial (16 bacharelados e três tecnólogos), EAD com encontros presenciais (12 bacharelados e quatro tecnólogos) e EAD (quatro bacharelados, nove tecnólogos e três licenciaturas), além de 33 cursos de pós-graduação.

Bônus: stricto sensu ou latu-sensu?

Falando agora em pós-graduação, outra dúvida bem comum são as diferenças entre cursos latu-sensu e stricto-sensu. Enquanto o latu-sensu são as especializações e MBAs, com duração entre 6 e 18 meses, os cursos stricto-sensu são as modalidades tradicionais: mestrado, doutorado e pós-doutorado, com duração entre dois e quatro anos.

A pós-graduação stricto sensu oferece apenas cursos presenciais e em horários que podem complicar rotinas menos flexíveis de trabalho. São formações mais densas e específicas nos temas, o que demanda bastante tempo e concentração. Para se formar, o aluno deve dominar uma língua estrangeira e o TCC é obrigatório para obter o título.

Já o modelo de pós-graduação latu-sensu (especialização) é ideal para quem deseja conciliar o estudo com a vida profissional e pessoal. É mais curto, dinâmico e voltado para lidar com situações práticas e cotidianas da área que você está se especializando. Tanto a especialização quanto o MBA são cursos oferecidos pelo UniOpet.

Para ampliar conhecimentos técnicos e científicos nas áreas de atuação, os cursos de especialização do UniOpet contam com metodologias inovadoras e experiências práticas, que preparam o aluno para as reais necessidades do mercado. Veja exemplos:

  • Educação e Novas Tecnologias
  • Metodologia para Educação Bilíngue
  • Auditoria da Gestão dos Serviços de Enfermagem
  • Bioquímica e Fisiologia da Nutrição
  • Direito de Família
  • Docência do Ensino Superior

Já os cursos de MBA do UniOpet são voltados para profissionais inquietos, que buscam elevar sua carreira a um novo patamar, buscando aprimorar sua liderança e visão estratégica. Conheça alguns dos MBAs oferecidos pela instituição:

  • MBA em Coaching
  • MBA em Gestão de Investimentos
  • MBA em Gestão de Clínicas e Consultórios
  • MBA em Gestão Estratégica de Pessoas
  • MBA Executivo em Liderança e Gestão Organizacional (EAD)
  • MBA Executivo em Gestão de Negócios (EAD)

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/uniopet/opet-inovacao-em-rede/noticia/2023/09/20/tecnologo-bacharelado-ou-licenciatura-entenda-as-diferencas.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *