SOS Rua já fez 1506 abordagens a pessoas em situação de rua desde que passou a ser 24 horas

SOS Rua já fez 1506 abordagens a pessoas em situação de rua desde que passou a ser 24 horas

SOS Rua já fez 1506 abordagens a pessoas em situação de rua desde que passou a ser 24 horas

Araucária realiza uma operação denominada SOS RUA (Serviço de Orientação Social pelas Ruas), uma articulação intersetorial de profissionais das áreas de assistência social, segurança pública e de saúde para identificar pessoas em situação de rua e orientar sobre políticas públicas que elas têm direito, a fim de incluir e prestar atendimento a esse público, facilitando que obtenham autonomia e mais dignidade em seu dia a dia. O lançamento da operação ocorreu em abril deste ano, em julho o serviço passou a ser 24 horas e desde então já realizou 1506 abordagens desde então. Com o apoio necessário, 5 cidadãos conseguiram retomar vínculos familiares e 18 foram incluídos no mercado de trabalho.

Os principais encaminhamentos realizados a esse público por meio da operação foram para 2ª via da certidão de nascimento (casamento), 2ª via do RG, Unidade de Saúde (Centro), Casa de Passagem (fora da operação inverno), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD), Conselho Tutelar, ficha de notificação obrigatória (quando necessário), Trabalho e emprego (SINE), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Unidade de Acolhimento Integral (UAI FAMÍLIAS), cursos na Panificadora da Família (Curso de Auxiliar de Panificação e Confeitaria), acesso à rede de ensino, Assistência Judiciária Gratuita, e quando necessário apoio das secretarias de Meio Ambiente e Guarda Municipal. A Guarda Municipal presta apoio em situações quando há perturbação do sossego.

A equipe do SOS Rua pode ser acionada pelo telefone 0800 642 5250 para que a população possa informe sobre os casos necessários. Em horário comercial, o sistema cai no canal da Assistência Social que está sendo desenvolvido, e a opção de ramal 1 – DENÚNCIA / 1 – PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA deve ser escolhida. Em outros horários, a chamada já é redirecionada diretamente para o SOS RUA.

A Secretaria Municipal de Assistência Social oferece outros serviços que também podem auxiliar o público de rua a conquistar uma vida mais digna, como o Centro Pop, Boutique Social e Operação Inverno. Um exemplo de superação aconteceu com Elisier Paulino Silva de Jesus, que chegou a precisar dormir na rua em outros municípios, mas em Araucária a história foi diferente, pois foi auxiliado pela Operação Inverno que estava acontecendo no ano passado. Graças à ação, ele contou com apoio técnico de assistentes sociais e psicólogos. Ele pôde fazer amizades e decidiu repensar a vida, assim como seu novo amigo, Claudemir. Ambos conseguiram condições para sair da Casa da Cidadania e trilhar seus próprios caminhos: fazem bicos para se manter e Elisier faz plano para o futuro “quero voltar a estudar e conseguir um emprego fixo”, revela.

#pratodosverem: A imagem relacionada a esta notícia mostra duas mulheres de costas, em cenário noturno, aproximando-se de uma pessoa que está deitada na calçada protegendo-se do frio com uma coberta.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/municipio-de-araucaria/araucaria-noticias/noticia/2023/08/30/sos-rua-ja-fez-1506-abordagens-a-pessoas-em-situacao-de-rua-desde-que-passou-a-ser-24-horas.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *