Está acontecendo, desde o dia 24 de agosto, no Centro de Iniciação Profissional (CIP), a segunda edição do Projeto Trilha Jovem – Formação Pessoal e Profissional. No total, o programa promovido pela Prefeitura de Fazenda Rio Grande, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, deve beneficiar 950 jovens que buscam oportunidades no mercado de trabalho.
A edição é voltada para os jovens inscritos no Programa Jovem Aprendiz que, em Fazenda Rio Grande, é coordenado pelo CIP. O mesmo é dividido em cinco encontros, com duração até o dia 1º de setembro.
O Trilha Jovem é coordenado por Josiane Kwiatkowiski e as palestras são ministradas pela psicóloga Daisy Dias.
Segundo a coordenadora, o material pedagógico, assim como todo o projeto Trilha Jovem, foi elaborado pelo próprio departamento, que é vinculado à Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda. “O projeto foi pensado para atender os adolescentes que estão aguardando uma vaga para o Jovem Aprendiz. Então, nesse período de espera, os jovens são capacitados com o módulo introdutório”.
Além do aprendizado, a conclusão do Trilha Jovem torna os alunos aptos para serem encaminhados a processos seletivos, devido à necessidade da atualização cadastral para a realização desses processos.
Entre os objetivos do programa estão o de atualizar os dados cadastrais dos jovens inscritos no Programa Jovem Aprendiz; reelaborar o currículo profissional; orientar para as entrevistas de emprego; realizar inscrições em outras instituições que ofertam o Programa Jovem Aprendiz e estágio, ampliando as oportunidades de encaminhamentos para as vagas disponíveis.
Link original da notícia: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/prefeitura-de-fazenda-rio-grande/fazenda-bem-cuidada/noticia/2023/08/30/projeto-trilha-jovem-leva-aprendizado-aos-jovens-de-fazenda-rio-grande.ghtml