PodParaná #147: registros históricos mostram participação do Paraná na Guerra do Paraguai

PodParaná #147: registros históricos mostram participação do Paraná na Guerra do Paraguai

PodParaná #147: registros históricos mostram participação do Paraná na Guerra do Paraguai

O episódio #147 do PodParaná relembra a Guerra da Tríplice Aliança, conhecida como Guerra do Paraguai. O conflito começou em outubro de 1864 e é considerado o maior e mais sangrento já registrado na América do Sul. De um lado estava o Paraguai, do outro Argentina, Brasil e Uruguai.

Entre lendas, mitos e fatos, a guerra também teve páginas escritas no Paraná.

Ao PodParaná, historiadores relembram o confronto e trazem registros que mostram o que políticos paranaenses afirmaram sobre a guerra na época.

A cidade de Jataizinho, no norte do nosso estado, por exemplo, foi usada como uma colônia militar durante a guerra. De lá, os barcos saiam pelo Rio Tibagi com armas e mantimentos rumo ao Mato Grosso do Sul, que também faz divisa com o Paraguai.

Prisioneiros de guerra do Paraguai em imagem de 1869; solados no alto são brasileiros — Foto: Domínio Público

A passagem de militares pela cidade do norte paranaense era uma das únicas conexões diretas do conflito com o estado.

Porém, neste episódio do PodParaná, os historiadores trazem um fato inédito que liga pela primeira vez a região da tríplice fronteira – entre Brasil, Argentina e Paraguai -, no oeste do estado, à Guerra do Paraguai.

Trata-se de uma pedra com datação de 1869 que comprova a passagem da embarcação Greenhalgh, que participou da guerra, por um trecho do Rio Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

Imagem Pedra com filtro arqueológico pra facilitar visualização de escrita Imagem Unila

Pedra sem filtro arqueológico mostra escrita feita em 1869 — Foto 1: Pedra com filtro arqueológico pra facilitar visualização de escrita — Foto 2: Unila

No episódio os participantes também tratam da reaproximação do Brasil e Paraguai após o conflito e das marcas da guerra ainda presentes na rotina dos países.

Participam deste episódio:

  • Paulo Renato da Silva – doutor em História e professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila);
  • Micael Alvino da Silva – escritor, doutor em História e professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila);
  • Pedro Louvain de Campos Loveira – historiador e mestre em Arqueologia.

PodParaná

O PodParaná tem episódios semanais que contam a história de moradores do estado e trata de temas importantes para os paranaenses. Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.

PodParaná — Foto: Reprodução/g1

Mais assistidos do g1 PR

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pr/parana/podcast/pod-parana/noticia/2023/09/08/podparana-147-registros-historicos-mostram-participacao-do-parana-na-guerra-do-paraguai.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *