Prisão preventiva foi ordenada por conta de atos cometidos em dezembro de 2022. Delegado disse que suspeito foi filmado arremessando barra de ferro nos arredores da Polícia Federal.
Apoiadores do ex-presidente Bolsonaro tentaram invadir a sede da PF em dezembro de 2022 — Foto: g1 DF
A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) prendeu em Curitiba, na manhã desta quarta-feira (20), Helielton dos Santos, 32 anos. Ele é suspeito de participação em atentados em Brasília cometidos em 12 de dezembro de 2022.
De acordo com o delegado Erick Guedes, o suspeito foi preso preventivamente em um cumprimento de mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 4 de julho.
Conforme o delegado, o homem é suspeito de crimes contra o estado democrático.
Até a última atualização desta reportagem, a polícia não tinha dado detalhes das circunstâncias da prisão do suspeito.
Suspeito estava com instrumento similar a barra de ferro, diz mandado
O mandado de prisão preventiva diz que Helielton foi filmado “portando e arremessando algo que se assemelha a uma barra de ferro” nos arredores da Polícia Federal, em Brasília.
“É possível verificar que o investigado esteve presente em manifestação anterior ocorrida na Esplanada dos Ministérios, segundo um rádio de comunicação e um instrumento do tipo soco inglês”, também diz o mandado.
De acordo com o delegado Guedes, o homem foi encaminhado ao 11º Distrito Policial, em Curitiba.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Link original da notícia: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2023/09/20/homem-preso-curitiba-ordem-stf-ataques-brasilia.ghtml