Fazenda Rio Grande é exemplo de educação especial e inclusiva

Fazenda Rio Grande é exemplo de educação especial e inclusiva

Entre os objetivos estão o de aprimorar os aprendizados e ampliar ainda mais a inclusão de alunos na rotina das aulas. O município atende cerca de 1700 alunos incluindo APAE, CMAEE, Classes Especiais, SRM – Sala de Recursos Multifuncional e inclusão nas instituições.

Thatiane Laurindo, 31 anos, é mãe de Brayan, seis anos, e elogiou as ações da gestão em relação às crianças. “Mesmo em ritmo lento, sentimos que a sociedade tem avançado e nesses encontros vemos que há disposição e ampliar esses laços”.

Neste ano, o tema da Semana Nacional foi “Conectar e somar para construir inclusão” e ao longo da semana foram realizadas ações em escolas e em outras unidades de ensino.

A diretora da Apae, Isabel Pelanda, destacou o trabalho da entidade e a parceria com a Prefeitura. “Temos uma história muito boa e as crianças devem ser as maiores beneficiadas”.

A diretora do CMAEE, unidade que atua com a educação especial, Nelci Sampaio, defendeu a igualdade em todos os âmbitos. “Queremos que tenham dignidade, baseada na igualdade entre todos nós”.

A Prefeitura atende esse segmento de diversas formas, sendo que em algumas praças e parques existem brinquedos adaptados e nas escolas estão disponibilizadas salas de recuperação multifuncional (SRM) que atendem crianças com déficit cognitivo e motor.

Durante o encontro, que marcou a Semana Nacional, houve a apresentação do grupo de alunos da Apae, formado pelos alunos Lucas, Regiane, Amanda e Josiane juntamente com o professor Soli.

Na opinião da coordenadora de Educação Especial, Lilia Faria, “a semana apresenta-se como um momento para impulsionar discussões importantes e estimular ações práticas que edifiquem uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Esse é um dos principais objetivos enquanto educação especial”.

Também houve ações de sensibilizações nas instituições sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com participação de todos os alunos, apresentações teatrais, vivências, palestras para os pais e alunos, atividades colaborativas e desportivas

A equipe de Educação Especial, formada por Andressa Andrade, Solange Nogueira e Lorete de Fátima, foi homenageada durante o evento na semana passada.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/prefeitura-de-fazenda-rio-grande/fazenda-bem-cuidada/noticia/2023/08/31/fazenda-rio-grande-e-exemplo-de-educacao-especial-e-inclusiva.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *