Especialistas debatem Reforma Tributária em mesa redonda

Especialistas debatem Reforma Tributária em mesa redonda

Especialistas debatem Reforma Tributária em mesa redonda

Debatida há décadas, a Reforma Tributária no Brasil está saindo do papel e gerando uma série de repercussões nos meios jurídico e empresarial. Para capacitar os profissionais do direito, da contabilidade e do business que atuam ou desejam atuar na área tributária, o Centro Universitário UniOpet está lançando cursos de extensão e pós-graduação sobre a temática.

O lançamento será realizado na terça-feira 26 de setembro, com aula magna sobre o impacto da Reforma Tributária na gestão dos negócios, em formato de mesa redonda com os especialistas Graziela da Silva Machado, Leonardo Donoso e José Julberto Meira Junior. O evento será realizado das 19h às 20h30 no Campus Centro Cívico do UniOpet, com inscrições gratuitas pelo link.

O curso de extensão terá início em 31 de outubro e vai até o dia 30 de novembro. Seu conteúdo equivale a um módulo da pós-graduação sobre a temática, com duração total de 360 horas em formato presencial e EAD. As aulas presenciais ocorrem no Campus Centro Cívico da instituição.

Apesar de já aprovada, a reforma tributária está em fase de implementação na prática. O plano é que a reforma entre em vigor em 2026 e esteja em funcionamento total até 2033. Para isso, o mercado e a administração pública vão precisar de profissionais capacitados na área tributária e de gestão. Confira algumas mudanças previstas:

  • Redução ou readequação de impostos sobre remédios, combustíveis e automóveis de acordo com a legislação;
  • Crescimento econômico em diversos setores da indústria, agropecuária e serviços em mais de 10% cada;
  • Criação do cashback,ou seja, devolução de parte dos impostos pagos pelo contribuinte em diversos tipos de compra;
  • Cinco impostos que existem hoje vão se tornar apenas um, unificando a arrecadação e simplificando o sistema tributário.

Principais pontos da Reforma Tributária

Em geral, a reforma tributária busca modernizar e simplificar o sistema de arrecadação e cobrança de impostos no Brasil. A ideia é tornar esse processo mais transparente entre todos os envolvidos: governo, população e empresas. As empresas brasileiras poderão concorrer em pé de igualdade com as estrangeiras. Os cidadãos vão ver seu poder de compra aumentar, com acesso a novas oportunidades de trabalho. E o Estado brasileiro terá mais recursos para executar ações e programas para a população:

  • Aplicação ampla em diversos setores e tipos de produto ou serviço;
  • Regras e legislação uniforme em todo território nacional;
  • Flexibilização dos impostos no tocante à importação e exportação;
  • Maior adequação brasileira ao cenário internacional;
  • Diminuição da quantidade de impostos;
  • Incentivo ao desenvolvimento regional;

A reforma tributária está em implementação, deve entrar em vigor em 2026 com funcionamento total até 2033. Para isso, o mercado e a administração pública vão precisar de profissionais capacitados

Graziela C. da Silva B. Machado é mestre em Direito, pós-graduada em Direito Tributário, professora de cursos de pós-graduação, sócia da empresa LTA Consultoria e Assessoria Tributária e Aduaneira. Já o advogado Leonardo Donoso é diretor jurídico e de compliance na Hexion Inc., mestre em Prática Jurídica Internacional, com experiência em aquisições e vendas, transformação cultural, reestruturação, gestão de crises e parcerias estratégicas. José Julberto Meira Junior é advogado com 35 anos de atuação no contencioso tributário e na atividade de consultoria tributária com foco nos tributos indiretos. Mestre em Direito Empresarial, é especialista em Direito Tributário, professor universitário e membro associado ao Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT) e autor de diversos livros sobre o assunto.

Serviço: O impacto da Reforma Tributária na gestão dos negócios

Terça-feira 26 de setembro

No auditório no campus Centro Cívico (Rua Nilo Peçanha, 1501)

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/uniopet/opet-inovacao-em-rede/noticia/2023/09/20/especialistas-debatem-reforma-tributaria-em-mesa-redonda.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *