Por Camila Bomfim
Apresentadora do Conexão Globonews.
Eduardo Fernando Appio — Foto: Reprodução/Justiça Federal
O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Felipe Salomão, decidiu nesta quarta-feira (20) manter o juiz Eduardo Appio afastado dos processos da operação Lava Jato que tramitam na 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba.
Na mesma decisão, Salomão decidiu “avocar” – ou seja, puxar para o CNJ – o processo administrativo disciplinar (PAD) sobre a conduta de Appio que tramita no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Ao anular essa suspeição e frear o processo disciplinar, Toffoli registrou por escrito a possibilidade de que o PAD fosse enviado ao Conselho Nacional de Justiça – e pediu que o órgão tomasse providências. O ministro do STF, no entanto, não determinou o retorno de Appio à 13ª Vara Federal.
Toffoli anula decisão do TRF-4, que declarou juiz Eduardo Áppio suspeito de atuar na Lava Jato no Paraná
Afastamento da Lava Jato
A saída de Appio da Lava Jato ocorreu após uma investigação do TRF-4 acusar ele de ter ligado ao filho do desembargador Marcelo Malucelli para constrangê-lo. A acusação diz que Appio usou dados e informações do sistema da Justiça Federal para chegar ao filho do desembargador.
Míriam Leitão: Toffoli suspende processo contra Appio na Lava Jato
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Link original da notícia: https://g1.globo.com/politica/blog/camila-bomfim/post/2023/09/20/corregedor-do-cnj-puxa-processo-disciplinar-contra-appio-mas-mantem-juiz-afastado-da-lava-jato.ghtml