A ideia é que os servidores capacitados ajudem com a orientação correta sobre como proceder em situações de suspeita ou de violência confirmada contra a mulher.
A imagem relacionada a esta notícia mostra o anfiteatro da Prefeitura com servidores observando a palestra sobre o projeto Conte Comigo. — Foto: Divulgação
A Prefeitura de Araucária iniciou uma ação que tem por objetivo conscientizar e mobilizar os servidores municipais no combate à violência contra a mulher: o “Conte Comigo”. O símbolo desse compromisso é o uso de um botton relacionado à mobilização em seus locais de trabalho. A ideia é que moradores atendidos nos mais diferentes serviços da Prefeitura, e até mesmo outros servidores, possam identificar, por meio do uso do botton, os servidores capacitados para a orientação correta sobre como proceder em situações de suspeita ou de violência confirmada contra a mulher. O que se busca é a visibilidade permanente sobre o tema (representada pelo uso do botton) e que mais servidores conheçam as diferentes estruturas de apoio à mulher que Araucária possui para poder orientar a quem precisar.
Na prática, esses servidores, muitos deles que não estão dentro da rotina e das formações da Rede de Proteção (rede comum a profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social), passam a ser multiplicadores de informações sobre ações de proteção à mulher no município. E, por isso, eles participam de uma conversa com a equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), vinculado à Secretaria de Assistência Social. A entrega dos bottons é um gesto simbólico do compromisso assumido no combate a esse tipo de violência. Trabalhadores terceirizados também serão incluídos nesta mobilização para que eles também estejam atentos a esse tipo de violência e possam compartilhar essas informações importantes, dentro e fora do ambiente de trabalho. A mobilização é uma parceria entre equipes das Secretarias de Assistência Social e Comunicação Social.
ON-LINE – Araucária possui diferentes estruturas públicas que atendem às mulheres para assuntos relacionados à violência. Desde local para avaliar e orientar sobre dúvidas do que pode ser uma relação com risco de violência (como o CRAM) até caso precise registrar ocorrência por ameaça ou outro tipo de situação (Delegacia da Mulher). Para auxiliar nos esclarecimentos e contatos, a mobilização conta com uma página dentro do Portal da Prefeitura. Além de detalhes sobre as estruturas de proteção à mulher no município, o conteúdo aborda sobre os tipos de violência (muito além da física), bem como leis importantes de apoio à mulher: lei nº 11.340/2006 (“Lei Maria da Penha”), lei nº 12.650/2012 (“Lei Joanna Maranhão”), lei nº 12.737/2012 (“Lei Carolina Dieckmann”) e lei 13.718/2018 (“Lei de Importunação Sexual).
O botton identificador da campanha é lilás, tem traços delicados como os da asa de uma borboleta e tem a inscrição Conte Comigo. — Foto: Divulgação
conteúdo de responsabilidade do anunciante
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1
A ideia é que os servidores capacitados ajudem com a orientação correta sobre como proceder em situações de suspeita ou de violência confirmada contra a mulher.
Há 46 minutos Araucária – Notícias
O Programa propõe um atendimento inovador e inclusivo aos consumidores de Araucária, focando em grupos como pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos, mesmo em áreas de difícil acesso.
Há 3 dias Araucária – Notícias
Ter um profissional capacitado e exclusivo para esse trabalho de higienização de itens era uma necessidade recorrente nos CMEIs.
Há 4 dias Araucária – Notícias
Ação visa levar autonomia e mais dignidade ao público de rua.
Há 5 dias Araucária – Notícias
As pessoas que se enquadrarem nos critérios de participação receberão 32 absorventes higiênicos a cada dois meses em data agendada.
Há 6 dias Araucária – Notícias
As vagas são para: alergologista, angiologista vascular, cardiologista, clínico geral, dermatologista, do trabalho, endocrinologista, generalista, neurologista, oftalmologista, ortopedista, otorrinolaringologista, plantonista, psiquiatra, reumatologista, sanitarista e urologista.
Há 1 semana Araucária – Notícias
Ferramenta está disponível no Chat da Prefeitura, oferecendo mais amparo e proteção ao público feminino.
Há 2 semanas Araucária – Notícias