Câmara Municipal de Campo Largo aprova aumento de número de vereadores em 11 segundos

Câmara Municipal de Campo Largo aprova aumento de número de vereadores em 11 segundos

Câmara Municipal de Campo Largo aprova aumento de número de vereadores em 11 segundos

A Câmara Municipal de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), aprovou o projeto que aumenta o número de vagas de vereadores do município em 11 segundos. O número passa de 11 para 15 a partir de 2025. A proposta foi votada na segunda-feira (4), em regime de urgência.

Estavam previstos para serem discutidos os projetos sobre fixação de salários dos vereadores e do presidente da Câmara e a inclusão do 13º salário.

Contudo, o presidente da Câmara, João Carlos Ferreira, mais conhecido como João D’água (União Brasil), falou que, a pedido da população, retirou os projetos da votação.

“A pedido da população, não são pessoas falando: ‘ah, porque isso e aquilo’. O povo, final de semana, me ligou e conversando com vereadores, foi retirado”, disse.

Com o aumento de parlamentares, a Câmara deve ainda mais 12 novos funcionários, pois cada vereador tem direito a três assessores.

O projeto foi aprovado com 6 votos favoráveis e 5 contrário. Veja como votaram os parlamentares:

Vereadores de Campo Largo votam proposta para aumento de vagas

Vereadores Como votou
Germaninho A favor
João D’Água A favor
Luiz Scervenski A favor
Márcio Beraldo A favor
Pedro Barausse A favor
Sargento Leando Chrestani A favor
Alexandre Guimarães Contra
André Gabardo Contra
Cléa Oliveira Contra
Dr. João Freita Contra
Genésio da Vital Contra

A justificativa para a proposta é que a Constituição Federal Brasileira garante que municípios com população entre 120 mil e 160 mil habitantes podem ter até 19 vereadores. De acordo com dados do Censo 2022, a população de Campo Largo é de 136.327 habitantes.

Atualmente, os parlamentares do município recebem R$ 11.096,76. Considerando o aumento, quatro de vereadores, custaria em um ano R$ 532.644,48, o que, segundo os diretores, é comportado pela Casa Legislativa.

Câmara Municipal de Campo Largo — Foto: Câmara Municipal de Campo Largo

O que diz a Câmara

A Câmara de Vereadores disse, em nota, que o aumento é uma medida necessária para melhorar a representatividade e a pluralidade de representação.

Disse também que a população de Campo Largo teve grande aumento nos últimos anos, chegando a quase 140 mil habitantes, como também surgimento de novos bairros.

“O aumento do número de Vereadores surge com o intuito de melhorar a representação da cidade como um todo, além de favorecer a participação da mulher e das minorias na política, contribuindo para o debate democrático e representação da população”, diz a nota.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2023/09/05/camara-municipal-de-campo-largo-aprova-aumento-de-numero-de-vereadores-em-11-segundos.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *