O Prêmio Bom Gourmet é uma tradição curitibana. Anualmente a premiação reconhece e exalta os empreendimentos gastronômicos da cidade pelos seus sabores, receitas, inovações e, agora, pela sua sustentabilidade.
Em 2023, a iniciativa voltou o seu olhar para a responsabilidade ambiental, social e governamental dos estabelecimentos avaliados. E, por meio de uma parceria com a Composta+, empresa de gestão de resíduos orgânicos, a 13° edição do Prêmio trouxe a categoria Negócios Gastronômicos Sustentáveis.
Os participantes da nova categoria foram indicações da divisão Paraná da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e do Sebrae-PR. E para avaliar os cases indicados, um comitê de especialistas foi formado. Veja quais foram os critérios utilizados:
Quais são os fatores que definem uma empresa sustentável?
Igor Oliveira, co-fundador da Composta+, e Flavia Feliz, co-fundadora da We.Flow, comentam alguns dos pontos que fizeram a diferença na definição do negócio mais sustentável. Confira:
- Utilização e aproveitamento de recursos: o uso consciente de recursos, como fontes de energia renováveis, métodos de economia de água e reaproveitamento da água da chuva são algumas atitudes que mostram a preocupação da empresa com os impactos ambientais.
- Gestão de resíduos: o descarte e a destinação correta dos resíduos é fundamental. No caso dos restaurantes e estabelecimentos gastronômicos, devido ao alto volume produzido, é preciso garantir o destino correto para os resíduos orgânicos.
- Fornecedores sustentáveis: é essencial levar o propósito da sustentabilidade também para a escolha dos fornecedores, prestando atenção aos processos de produção e às matérias-primas utilizadas. Em especial, para negócios de gastronomia, atenção à origem e à qualidade dos alimentos.
- Transparência: para além de ter atitudes sustentáveis, é necessário zelar pela transparência e veracidade das informações divulgadas. A linha entre o marketing verde e o greenwashing pode ser muito tênue.
- Ações sociais: a atuação em causas sociais é um grande diferencial. Seja atuando diretamente ou realizando doações, a participação e cuidado com a comunidade ao redor é de extrema relevância.
Flavia, especialista em ESG e jurada, ainda ressalta um dos principais fatores para a decisão final:
A banca de avaliadores foi bem rigorosa em relação à relevância das ações pontuadas como sustentáveis, para que fossem além do mínimo esperado ou da obrigação por lei, por exemplo.
— Flavia Feliz
Mas por que é preciso premiar a sustentabilidade empresarial?
O movimento é reflexo do peso que a sustentabilidade tem ganhado em todas as áreas do mercado e da sociedade. E Flavia explica que a criação dessa nova categoria vem da necessidade pulsante de valorizar empresas que se comprometem com um propósito e, ainda mais importante, torná-las exemplos para todo o setor.
É mostrar para a sociedade que é possível ter um negócio sustentável. E essa é uma escolha que traz benefícios para a empresa, para a sociedade e para o meio ambiente.
— Igor Oliveira
A principal mensagem que o Prêmio Bom Gourmet 2023 trouxe é que não só é viável, como também é vantajoso encontrar um equilíbrio entre propósito e lucro. Veja, a seguir, as empresas que demonstram isso na prática:
Os campeões da categoria Negócio Gastronômico Sustentável
Foram cinco estabelecimentos reconhecidos na categoria, com um grande campeão. Conheça os vencedores:
- Campeão da categoria: Quintana Gastronomia
- Mezmiz Cozinha Libanesa Descomplicada
- Limoeiro Restaurante
- Marbô Gastronomia de Origem
- Happy Burger
Chef Gabriela Caravalho, do Quintana Gastronomia, recebe prêmio de Negócio Gastronômico Sustentável — Foto: Reprodução/Inove
Link original da notícia: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/composta-mais/residuo-nao-e-lixo-e-oportunidade/noticia/2023/09/06/bom-gourmet-premia-pela-1a-vez-a-categoria-negocio-gastronomico-sustentavel.ghtml