Aurora Coop assume operação da planta industrial de suínos da UNIUM

Aurora Coop assume operação da planta industrial de suínos da UNIUM

Aurora Coop assume operação da planta industrial de suínos da UNIUM

A Aurora Coop assumiu a operação da planta industrial de suínos que pertencia à UNIUM, formada pelas cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, localizada no município de Castro, no Paraná.

Com a transação passam para a propriedade da Aurora Coop as marcas Alegra, Alegra Black Pork e Alegra Porco & Brasa. O Departamento Comercial da Aurora Coop já está fazendo o atendimento dos clientes dessas marcas.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

Em junho passado a Aurora Coop havia firmado acordo de intercooperação para a aquisição da unidade industrial de carnes da UNIUM (Alegra), cuja operação era realizada em conjunto pelas três cooperativas paranaenses. Em setembro a negociação foi aprovada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) permitindo que, neste mês de outubro, a Aurora Coop assumisse efetivamente o controle operacional da indústria de processamento de carne suína.

Em razão de cláusula de confidencialidade pactuada entre as partes o valor da negociação não foi informado.

Desde setembro as cooperativas paranaenses Frísia, Castrolanda e Capal passaram a integrar o quadro de associadas da Aurora Coop que, na condição de Cooperativa Central, conta agora com 14 cooperativas singulares agropecuárias filiadas.

A unidade de abate e processamento de suínos de Castro – agora sob controle da Aurora Coop – foi inaugurada em 2015 e tem área total construída de 40 mil metros quadrados. A capacidade de abate da planta industrial é de 3,5 mil suínos por dia. A indústria emprega diretamente 1.736 trabalhadores, os quais serão em sua maioria transferidos para a nova proprietária.

Com a aquisição, a Aurora Coop passa a operar oito plantas industriais de suínos e eleva sua capacidade de abate de 28,5 mil para 32 mil suínos/dia.

A base produtiva a campo que abastece a indústria é formada por 156 produtores que administram 195 empresas rurais. Em 2022, o abate total de suínos atingiu 843.821 animais, o que representa uma média de 70.318 cabeças por mês.

O mix de produtos gerados por essa planta industrial é formado por cortes in natura, miúdos, defumados, salgados, temperados, linguiças frescais, linguiças cozidas, salame, copa e fatiados, além de presuntaria. A produção de industrializados é da ordem de 38.569 toneladas/ano e a produção de cortes chega a 47.147 toneladas/ano.

A planta está habilitada para exportação aos mercados da África do Sul, Argentina, Hong Kong, Líbano, Paraguai, Singapura, Ucrânia, Uruguai e Vietnã.

Link original da notícia: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/parana-sa/aurora-coop-assume-operacao-da-planta-industrial-de-suinos-da-unium/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *