Atividades culturais movimentam Ponta Grossa nas comemorações de 200 anos

Atividades culturais movimentam Ponta Grossa nas comemorações de 200 anos

Atividades culturais movimentam Ponta Grossa nas comemorações de 200 anos

No ano do seu bicentenário, comemorado no dia 15 de setembro, Ponta Grossa apresenta um cenário artístico-cultural movimentado, com todos os setores participando das homenagens à cidade. A Prefeitura desenvolve uma programação de 200 projetos, entre eles, diversas promoções da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Os eventos foram pensados para contemplar todos os públicos e todas as idades, entre shows, concertos e apresentações culturais em geral.

Desde janeiro, Ponta Grossa vem sendo tomada pela arte e cultura. Os eventos abrangem quatro eixos propostos: ‘Lazer, Entretenimento e Alegria’; ‘Legados Intelectuais’; ‘Memória e Identidade’ e ‘Cultura da Paz’.

A Secretaria também desenvolve mais uma edição do Projeto Sexta às Seis, um dos mais esperados e aplaudidos projetos musicais de Ponta Grossa. A programação foi aberta com a presença da banda paulistana Ira!, destacada entre as mais importantes do cenário do rock nacional, com mais de 40 anos de estrada. Desde então, diversas bandas e músicos locais, de diferentes estilos, se apresentam no palco do Parque Ambiental, animando o início das noites de sextas-feiras.

Outros shows, gratuitos, estão acontecendo dentro da programação de aniversário de Ponta Grossa. Já passaram pelo palco do Parque Ambiental o cantor Fernandinho, Gabriel Sater, filho do consagrado violeiro Almir Sater, que se apresentou junto com a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, e a dupla sertaneja Gian e Giovani. Fechando esta programação, no dia 14 de setembro, véspera do aniversário da cidade, será a vez do grupo Roupa Nova encher o Parque Ambiental de Música.

Desde maio, a SMC também desenvolve o ‘PG Projection’, que faz projeções de fotos da cidade em prédios históricos. O projeto vai até dezembro, percorrendo diversos pontos de Ponta Grossa. Outra proposta que percorre os bairros e atrai grande público é o ‘Cine Celebrar’, que projeta filmes com cenários do município em 360 graus.

No dia primeiro de setembro será aberto 12º Salão de Artes Visuais de Ponta Grossa, que apresenta ao público obras de artistas locais selecionadas e premiadas. E é também no próximo mês que acontece o tradicional ‘Setembro em Dança’, entre os dias 20 e 30 de setembro. O festival, nesta edição, estará ainda maior. Depois de abrir para participantes de outras cidades do Paraná, agora também permitirá a inscrição de artistas de outros estados. O mês de aniversário da cidade vai oferecer ainda à comunidade o “Maior Concerto de Todos os Tempos – Vidas que Vimos”, na Praça Marechal Floriano Peixoto, nos dias 15, 16 e 17.

Entre outros eventos, também acontece a gincana ‘Princesa em Festa’, que este ano vai contar com 200 atividades divididas em seis categorias: PG Cult e Criativa, Cuidar da nossa terra, Movimente-se!, Vida Saudável, Cidadão Bem, Ponta Grossa é Demais! Com isso, a programação de 200 eventos em 200 anos promove e traz muita arte e cultura para toda a comunidade ponta-grossense.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/prefeitura-de-ponta-grossa/200-anos-a-transformacao/noticia/2023/08/30/atividades-culturais-movimentam-ponta-grossa-nas-comemoracoes-de-200-anos.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *