Planetários do Rio de Janeiro e de Pequim farão sessões conjuntas de astronomia

Planetários do Rio de Janeiro e de Pequim farão sessões conjuntas de astronomia

Planetários do Rio de Janeiro e de Pequim farão sessões conjuntas de astronomia

Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Os planetários do Rio e de Pequim selaram nesta segunda-feira (16/10), na capital chinesa, parceria entre as duas instituições com o objetivo de trocar experiências e ampliar o conhecimento científico e as atividades turísticas entre o Brasil e a China. O secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, o presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli, e o diretor do Planetário de Pequim, Wang Xiaofeng, assinaram o memorando de entendimento sobre a cooperação entre as duas instituições.

Durante a cerimônia, no Planetário de Pequim, o secretário de Trabalho e Renda recebeu das mãos de Wang Xiaofeng pergaminho com representação ancestral do céu chinês. A peça se juntará a outras do acervo do Museu do Universo, na Gávea. Everton Gomes propôs que a parceria seja estendida a outros países do Brics e acertou realizações de sessões conjuntas de astronomia entre os dois planetários: “vamos promover a popularização da ciência, por meio também de projetos educacionais, e incentivar o turismo entre os dois países. Queremos ampliar o número de visitantes aos nossos planetários e, por isso, iremos trocar dados, experiências e iniciativas bem-sucedidas“.

Além de conhecerem de perto o funcionamento do Planetário de Pequim, até o próximo dia 25, a convite do Consulado da China, os representantes do Rio participam de seminário de desenvolvimento e aplicação de tecnologias na indústria aeroespacial.

O Planetário do Rio será ponto de divulgação científica das recentes conquistas chinesas no campo aeroespacial, como, por exemplo, o recente pouso de uma sonda do país na Lua. O planejamento de observações celestes e a troca de informações astronômicas entre as duas cidades também foram discutidos durante o acordo de cooperação“, explica Renan Uccelli.

20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia terá diversas atividades gratuitas

Até a próxima quinta-feira (19/10), durante a 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, serão realizadas diversas atividades gratuitas no Planetário do Rio, como oficina de fotografia, exposição sobre a Antártica e debates (confira a programação completa em prefeitura.rio). Ao longo de toda a semana, paralelamente às exposições e instalações permanentes do Museu do Universo, o Planetário do Rio será palco de sessões de cúpula especiais, debates e oficinas sobre temas como educação científica, combate ao racismo, preservação da Amazônia e relações entre ciência e literatura.

De janeiro a setembro, 132.486 pessoas visitaram o Planetário do Rio, na Gávea – sendo 40.258 estudantes de escolas municipais e 22.632, de escolas particulares. O Planetário do Rio fica na Avenida Padre Leonel Franca 240, Gávea

Link original da notícia: https://diariodorio.com/planetarios-do-rio-de-janeiro-e-de-pequim-farao-sessoes-conjuntas-de-astronomia/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *