Música no Museu terá Mês dos Pianos em setembro

Música no Museu terá Mês dos Pianos em setembro

Música no Museu terá Mês dos Pianos em setembro

Foto: Divulgação

Em cinco temas de diversos períodos da música erudita, o pianista Gabriel Coury abre, neste domingo (03/09), às 13h, no Museu da República, no Catete, a programação do Música no Museu em setembro. Este será o Mês dos Pianos do maior projeto de clássicos e afins do Brasil, com todas as apresentações dedicadas às teclas, sempre com entrada franca. Serão 13 apresentações de pianistas, solo ou em conjuntos.

Aos 24 de idade e 19 de piano, o niteroiense Coury vai do barroco ao romantismo, passando pelo final do período clássico. Ele abre o recital com a “Toccata em Mi Menor BWV 914”, do maior expoente da música barroca, Johann Sebastian Bach (1685-1750). Prossegue segue com a “Sonata em Lá Maior D. 664”, composta por Franz Schubert (1797-1828) em 1819, final do período clássico, para o romântico.

Em seguida, Coury mergulha no romantismo, em duas peças de Sergei Rachmaninoff (1873-943) e uma de Frédéric Chopin (1810-1849). Do compositor russo que marca a fase final do romantismo, ele toca “Romanza em Fá Sustenido Menor” e “Prelúdio em Si Menor – Opus 32, nº10”. Ele fecha com Chopin, em “Scherzo nº1 em Si Menor”.

O recital, que marca a estreia de Coury pelo Música no Museu, é ensaiado a seis meses pelo pianista. Ele selecionou o programa a quatro mãos junto à professora Lícia Lucas, já consagrada com medalha de ouro no concurso Viotti de Vercelli, na Itália, e concertos com orquestras como a Filarmônica de São Petersburgo.

Museu da República

Rua do Catete, 153, Catete. Domingo (3), às 13h. Entrada franca. 

A Semana

Na quarta-feira (6), véspera de feriado, a pianista Fernanda Cruz se apresenta pela Música no Museu, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), também com entrada franca, às 12h30. Ela interpreta clássicos de Scriabin, Tchaikowsky e Rachmaninoff.

CCBB

Rua Primeira de Março, 66, Centro (Candelária), 4º andar. Quarta-feira (6), às 12h30. Entrada franca.

Advertisement

Link original da notícia: https://diariodorio.com/musica-no-museu-tera-mes-dos-pianos-em-setembro/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *