Semad promove capacitação sobre Pagamento por Serviços Ambientais em Minas

Semad promove capacitação sobre Pagamento por Serviços Ambientais em Minas

Semad promove capacitação sobre Pagamento por Serviços Ambientais em Minas

Ressaltando a importância da utilização dos Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promoveu, nesta terça-feira (19/3), uma capacitação on-line sobre o tema. O evento faz parte da programação da Semana da Água 2024 e abordou os fundamentos básicos, conceitos, metodologias e possíveis arranjos que envolvem a utilização desse instrumento econômico.

Semad / Divulgação

“Com essa capacitação, esperamos que os participantes possam nivelar seus conhecimentos sobre o tema, que consigam identificar as oportunidades de aplicação do PSA, bem como se tornem agentes na disseminação de conhecimento e da importância da utilização desse instrumento para a conservação e manutenção dos recursos naturais”, pontuou a diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad, Fabiana Moreira.

Conforme abordado pela gestora ambiental Marcela de Barros Riccio, o “PSA pode ser entendido como uma transação voluntária de um serviço ambiental bem definido, mediante a qual um (ou mais) pagador (es) de serviços ambientais transferem a um (ou mais) provedor (es) destes serviços recursos financeiros ou outra forma de remuneração ou incentivo, nas condições acertadas, respeitadas as disposições legais e regulamentares pertinentes”.

Em sua apresentação, a gestora ainda pontuou que o PSA retrata uma mudança de paradigma, com potencialidade para gerar resultados ambientais, econômicos e sociais.

“É uma mudança na forma com que tratamos o meio ambiente, para além da utilização dos instrumentos de Comando e Controle. Os instrumentos econômicos vêm para agregar e para que possamos alcançar os marcos de sustentabilidade que precisamos”, ressaltou.

Clique aqui e assista a capacitação na íntegra pelo canal do Youtube do Meio Ambiente.

Potencial ambiental, econômico e social

Segundo Marcela, as equipes têm verificado durante as visitas de campo que esse tipo de instrumento tem contribuído para a preservação ambiental, além de trazer benefícios econômicos e sociais importantes.

“Todos os projetos de PSA demonstram de fato que as áreas estão sendo preservadas, há um resultado ambiental. Em algumas visitas, há relatos de nascentes que voltam a produzir água, que é um insumo básico de qualquer atividade humana. Além do pagamento pelo serviço ambiental, as propriedades são valorizadas. Outra questão fundamental é o potencial social na utilização desse instrumento. É necessário reconhecer a importância dos pequenos produtores e da agricultura familiar, e tornar o PSA uma fonte de renda, ou pelo menos uma complementação que traz segurança e bem-estar para eles” pontuou.

Atualizações legislativas

A capacitação abordou também as atualizações legislativas desse instrumento. Foi realizada uma análise dos principais pontos trazidos pela Lei Federal nº 14.119/201, que instituiu a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, e foram discutidas as principais propostas apresentadas pelo órgão ambiental no âmbito da parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que resultou no Projeto de Lei Nº 4041/2022, que visa instituir a política estadual de serviços ambientais no estado.  Atualmente, o projeto aguarda parecer na Comissão de Meio Ambiente.

Parcerias

Na capacitação, foram apresentadas as principais expectativas do estado na utilização do instrumento e a importante parceria firmada com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para o fortalecimento do Programa Produtor de Águas.

Trata-se de um Acordo de Cooperação Técnico firmado entre o estado e a ANA, por intermédio da Semad, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) que visa promover a conservação de recursos hídricos no meio rural, apoiar a revitalização de bacias hidrográfica, integrar a gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental e de uso do solo, visando a segurança hídrica para a população mineira.

Na apresentação, abordou-se ainda a sinergia do PSA com outras importantes políticas estaduais no âmbito da restauração, como o Programa PRA Produzir Sustentável, do IEF, que incentiva a regularização ambiental dos imóveis rurais, sua adequação produtiva e apoia os produtores e trabalhadores rurais na promoção do desenvolvimento sustentável dos territórios.

Link original da notícia: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/semad-promove-capacitacao-sobre-pagamento-por-servicos-ambientais-em-minas

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *