Bolsistas da Fapemig estão entre os vencedores da primeira fase do Prêmio Capes de Tese

Bolsistas da Fapemig estão entre os vencedores da primeira fase do Prêmio Capes de Tese

Bolsistas da Fapemig estão entre os vencedores da primeira fase do Prêmio Capes de Tese

Bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) estão entre os vendedores do Prêmio Capes de Tese 2023, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que apresentou a relação dos vencedores da primeira etapa do concurso.

Entre os nomes contemplados, 11 pertencem a  universidades mineiras e dois desenvolveram a tese como bolsistas com o apoio da Fapemig.

A iniciativa reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em 2022, considerando as 49 áreas de avaliação reconhecida pela Capes nos programas de pós-graduação adimplentes no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

A tese vencedora na categoria Engenharia lll, é a primeira da Unifei que vence a premiação. Com a coordenação do professor Guilherme Ferreira Gomes e a coorientação do professor Sebastião Simões Cunha Junior, trata da criação de um algoritmo de Inteligência Artificial capaz de resolver problemas de otimização inspirado nos raios e Figuras de Lichtenberg e sua aplicação em problemas complexos de Engenharia Mecânica. Pereira explica que trata-se do primeiro algoritmo de otimização multiobjectivo criado e registrado no Brasil.

Já a tese vencedora na categoria Ciências Biológicas l foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nomeada “ThermoMutDB e SARS-CoV-2 África Dashboard: abordagens de ciência de dados para integração, análise e vigilância de dados biológicos” é de autoria da bolsista Joicymara Santos Xavier, com a orientação do professor Douglas Eduardo Valente Pires.

Os vencedores serão premiados pela Capes com bolsas de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional além de medalha e certificado. Esse último também será oferecido aos seus coorientadores, ao programa de pós-graduação em que as teses foram defendidas e ao orientador que também será premiado com R$ 3 mil.

Outros 12 pesquisadores mineiros receberam Menção Honrosa, sendo três deles bolsistas Fapemig: Fernanda Fonseca Ramos (UFMG, Mateus de Lima Filomeno (UFJF) e Paula Cristina Pereira Silva (UFMG.

Grande Prêmio

Os vencedores desta primeira etapa ainda concorrerão ao Grande Prêmio Capes de Tese. O vencedor receberá um troféu e certificado, que também será outorgado ao seu orientador, coorientadores e ao programa em que foi defendida a tese. O orientador também receberá R$ 9 mil para participação em congresso internacional. Instituições como a Fundação Carlos Chagas, Instituto Serrapilheira e a Dimensions Sciences oferecerão prêmios adicionais.

Os critérios da premiação consideraram: originalidade do trabalho; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese; metodologia utilizada; qualidade da redação; e estrutura/organização do texto.

Link original da notícia: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/bolsistas-da-fapemig-estao-entre-os-vencedores-da-primeira-fase-do-premio-capes-de-tese

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *