De janeiro a agosto de 2023, o estado contou com 51 doadores efetivos. Foram captados 143 órgãos, sendo 80 transplantes realizados no estado: 45 de rim, 34 de fígado e 1 de coração.
A lista de pacientes que aguardam um órgão no estado em 28/08/2023 possui:
- 3 pacientes aguardando um coração;
- 13 pacientes aguardando um fígado;
- 1.052 pacientes aguardando um rim;
- 970 pacientes aguardando córneas.
A Sesa informou que entre os fatores que influenciam no tempo de espera por um órgão estão a disponibilidade e a recusa da família do possível doador. O número de recusa familiar para doação de órgãos chega a chega a 50%.
A lista de espera é organizada de acordo com o tempo de espera, tipagem sanguínea e gravidade do caso. Alguns pacientes podem ser colocados como preferencial devido à gravidade do quadro clínico. Nesse caso, os critérios são bem estabelecidos e predeterminados em portaria ministerial.
Transplante de órgãos no Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Além da recusa para doar órgãos, pacientes transplantados também precisam aguardar, após a cirurgia, para uma possível rejeição do órgão novo.
A Central Estadual de Transplantes (CET) explicou que a rejeição ocorre quando o sistema imunológico do receptor não reconhece o novo órgão ou tecido e inicia a produção de anticorpos.
A rejeição está relacionada com o grau de compatibilidade entre o receptor e o doador. Quanto maior a compatibilidade, menores são as chances de rejeição e mais fácil será o tratamento caso o processo ocorra.
O tratamento para controlar a rejeição é realizado com medicamentos imunossupressores. O paciente pós-transplante é acompanhado pelo resto da vida pelo hospital que realizou o transplante.
Caso o órgão recebido não funcione, o paciente volta para a fila de espera, mas o órgão não pode ser aproveitado, pois a rejeição causa leões ao órgão recebido.
Transplante de órgãos — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Quando não há compatibilidade com os pacientes listados no estado, o órgão é ofertado a pacientes de outros estados.
O estado possui câmaras técnicas de transplante de córnea, coração, fígado e rim. Cada uma possui membros especialistas das áreas e da Central Estadual de Transplante.
Os locais que fazem transplantes no estado são:
- Hospital Meridional: Transplante de rim, coração e fígado;
- Hospital Evangélico: Transplante de rim, coração, fígado e córneas;
- Hospital Santa Rita: Transplante de medula;
- Hospital das Clínicas: Transplante de córneas;
- Santa Casa de Vitória: Transplante de córneas;
- Centros privados de transplante de córneas: CECOES, IOES, IOSL, HMP.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Link original da notícia: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2023/09/02/es-tem-mais-de-2-mil-pessoas-em-fila-de-espera-para-transplantes-de-orgaos.ghtml