Cooperativa indígena fornece sementes nativas da Mata Atlântica para recuperar florestas e produz peças de artesanato no ES

Cooperativa indígena fornece sementes nativas da Mata Atlântica para recuperar florestas e produz peças de artesanato no ES

Cooperativa indígena fornece sementes nativas da Mata Atlântica para recuperar florestas e produz peças de artesanato no ES

Danila Morais Soares, uma das cooperadas, disse que em só em 2022 a Cooperativa de Agricultores Indígenas Tupiniquim e Guarany (Coopyguá) colheu 2.270 quilos de sementes de árvores nativas, uma geração de renda de cerca de R$ 150 mil.

Semente de árvore nativa coletada por indígena no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Por dia, são coletados cerca de 15 quilos de sementes em uma área de preservação ambiental onde são encontradas espécies como cajá-mirim e boleira.

Em seguida, a polpa do fruto é retirada e é iniciado o processo de secagem. Depois, a casca da boleira é quebrada e a semente é retirada. Tudo é vendido para clientes, alguns da Bahia, interessados em reflorestamento.

Saco de sementes selecionadas será enviado para o estado da Bahia, onde será usado em ações de reflorestamento. — Foto: Reprodução/TV Gazeta

“A natureza salvando a gente e a gente precisando dela. Pra gente conseguir sobreviver, a gente tem que ajudar ela. Ela precisa da gente”, disse Danila.

Produção de artesanato

Além da restauração florestal, as sementes colhidas pelos indígenas da cooperativa são usadas para a produção de artesanato, tradição compartilhada e repassada para as novas gerações de indígenas.

Crianças e adolescentes indígenas aprendem a manusear e fazer artesanato com sementes em Aracruz, Norte do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

“A maioria [das sementes] a gente já conhecia. Então, pra gente foi bem vantajoso, porque além de estar plantando, daqui a uns anos meu filho e minha sobrinha já vão ter as sementes para o uso no artesanato”, disse a cooperada Danila Morais.

Se depender da Dalila, as mãos hoje pequenas vão manter viva a tradição do trabalho ancestral de conexão com a natureza.

“A gente faz de tudo para mostrar isso em apresentações, vai em oficinas e leva as crianças para poder ver. A gente também faz a limpeza da semente aqui na beira de casa e põe as crianças pra poder ver e também aprender”, disse Danila.

Sementes de árvores nativas são usadas para produzir artesanato no ES

Peças de artesanato produzidas por cooperativa indígena de Aracruz, Norte do ES.

“Além de trazer essa renovação ambiental, fortalece a cultura das comunidades indígenas que é de renovar a vida através da semente”, disse consultor de desenvolvimento Gerson Peixoto.

VÍDEOS: tudo sobre o Jornal do Campo

Link original da notícia: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/norte-noroeste-es/noticia/2023/09/03/cooperativa-indigena-fornece-sementes-nativas-da-mata-atlantica-para-recuperar-florestas-e-produz-pecas-de-artesanato-no-es.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *