Pelotões das forças de segurança e 1,5 mil estudantes de escolas públicas vão participar do desfile de 7 de setembro

Pelotões das forças de segurança e 1,5 mil estudantes de escolas públicas vão participar do desfile de 7 de setembro

Pelotões das forças de segurança e 1,5 mil estudantes de escolas públicas vão participar do desfile de 7 de setembro

Em Palmas, o desfile está marcado para começar às 18h. Mas a concentração dos participantes terá início às 16h30, na ala sul da Praça dos Girassóis, na avenida LO-01, sentido leste-oeste.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), dos 1,5 mil estudantes que vão desfilar, um mil são de escolas estaduais e 500 fazem parte da rede municipal de Palmas. Arquibancadas estão sendo montadas para receberem um público de cerca de 15 mil pessoas.

Os alunos da rede estadual são das seguintes escolas:

  • Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I;
  • Colégio Militar do Estado do Tocantins – Senador Antônio Luiz Maya;
  • Colégio Militar do Tocantins Duque de Caxias;
  • Escola Especial Integração de Palmas (Apae);
  • Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto;
  • Escola Estadual Cívico-Militar Professora Maria dos Reis Alves Barros;
  • Escola Estadual Liberdade;
  • Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso;
  • Escola Estadual Vila União e CEM Taquaralto.

Da rede municipal, os alunos fazem parte das Escolas Municipais de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré e Anísio Teixeira.

Com relação às forças de segurança, estarão presentes integrantes da Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Segurança Pública, Polícia Penal, Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran) e Guarda Metropolitana de Palmas (GMP).

Também vão se apresentar grupos que representam a Universidade da Maturidade, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Secretaria da Mulher, Ordem Demolay e Ordem Arco-Íris.

Avenidas da região da Praça dos Girassóis serão interditadas temporariamente a partir das 15h desta quinta até o fim do desfile.

Araguaína

Em Araguaína, no norte do estado, as celebrações de 7 de setembro começam às 7h. A concentração do desfile cívico-militar será na Rua do Bosque, continuação da Rua Ademar Vicente Ferreira. A apresentação dos pelotões será na Avenida Via Lago até a Rua Parati.

De acordo com a prefeitura, o desfile deste ano tem como tema a “Unidos na Construção da Paz”. Devem participar 485 alunos de 37 escolas da rede municipal. Todos vão se vestir de branco e com os uniformes escolares, e devem levar mensagens de respeito e amor ao próximo.

Desfile de 7 de setembro será nesta quinta-feira em Araguaína — Foto: Divulgação/Secom Araguaína

O desfile contará com 14 pelotões e fanfarras de escolas municipais. A parada cívica terá a a participação da Universidade da Maturidade (UMA), Colégio Santa Cruz, CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial), Ordem Demolay, Ordem da Cavalaria, Bombeiros Civis, Templários do Norte Moto Clube, Clube Desbravadores de Araguaína, Escolas Militares, Guarda Municipal de Araguaína, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Instituto Federal do Tocantins, dentro outros participantes.

Ruas da região serão interditadas temporariamente para o desfile. Por isso os motoristas precisam ter atenção ao passar nas proximidades do desfile.

Gurupi

Em Gurupi, o desfile cívico-militar aconteceu um dia antes da data, nesta quarta-feira (6). A comemoração começou a partir das 17h na Avenida Pará. O tema do desfile deste ano é “Unidos pela Pátria, por Gurupi, celebrando a Independência!”.

O desfile de 7 de setembro não era realizado na cidade há três anos. Participaram do momento estudantes de 28 escolas das redes municipal, estadual e particular, uma faculdade, além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), grupos e clubes esportivos, Ordem DeMolay, Ordem Internacional Arco-íris, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Defile em Gurupi aconteceu depois de três anos sem comemoração — Foto: Lino Vargas/Secom Araguaína

Link original da notícia: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2023/09/06/pelotoes-das-forcas-de-seguranca-e-15-mil-estudantes-de-escolas-publicas-vao-participar-do-desfile-de-7-de-setembro.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *