Biólogo da UVCZ descobre nova espécie de peixe no Rio Tocantins

Biólogo da UVCZ descobre nova espécie de peixe no Rio Tocantins

Biólogo da UVCZ descobre nova espécie de peixe no Rio Tocantins

O Rio Tocantins possui muitos seres vivos ao longo de toda sua extensão, mas continua surpreendendo a todos com a diversidade biológica. Na última quinta-feira, 24, o biólogo e coordenador da entomofauna da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Anderson Brito Soares, publicou um artigo, juntamente com outros dois colegas, o Dr. Marcelo Costa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e o Dr. Paulo Henrique Franci da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sobre a descoberta de uma nova espécie de peixe.

O animal, de origem Myloplus, se chamará Myloplus animacula e será somado às outras 12 espécies que esse gênero possui. A nova espécie está amplamente distribuída nos trechos superior e médio da bacia do Rio Tocantins e também no Rio Araguaia e seus afluentes. Esse peixe se diferencia por apresentar uma marca preta na porção distal dos raios anteriores da nadadeira anal, além de ter 19-21 raios ramificados na nadadeira dorsal.

A descoberta foi resultado de pesquisa da dissertação do mestrado pela UFT no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação (PPGbec). Conforme o biólogo, foram dois anos de pesquisa e mais um ano para escrever o artigo e publicá-lo.

Texto: Semus/Palmas

Edição: Secom

Link original da notícia: https://folhadotocantins.com.br/biologo-da-uvcz-descobre-nova-especie-de-peixe-no-rio-tocantins/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *