XEQUE-MATE Aluno da Vila Olímpica participará do campeonato da Federação Amazonense de Xadrez nesta terça-feira, 10

XEQUE-MATE  Aluno da Vila Olímpica participará do campeonato da Federação Amazonense de Xadrez nesta terça-feira, 10

XEQUE-MATE Aluno da Vila Olímpica participará do campeonato da Federação Amazonense de Xadrez nesta terça-feira, 10

O Centro de Iniciação Esportiva (CIEP), que fica na Vila Olímpica Roberto Marinho no bairro Pintolândia, oferece várias modalidades esportivas para 1.500 crianças e adolescentes de 03 a 17 anos de idade. Dentre elas está o xadrez, e um dos alunos que vem se destacando é o Yan Emanuel, 13, que nesta terça-feira, 10, participará do campeonato da Federação Amazonense de Xadrez(FAX), na cidade de Manaus/AM.

O evento esportivo contará com mais de 100 participantes e apesar do xadrezista está na categoria 14, nesta competição jogará na absoluto, onde poderá enfrentar homens e mulheres de todas as idades. Em agosto desse ano, ele conquistou o direito a norma de Mestre Nacional Online pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), por ter sido campeão na Seletiva Online Sul-Americano 14 absoluto.

Jogo de tabuleiro que busca conquistar o “rei” do adversário

A paixão de Yan pelo esporte que requer tempo, concentração e muita estratégia, foi descoberta no período da pandemia e desde então não parou mais de jogar e treinar. Em janeiro do ano passado ele conseguiu uma bolsa no CIEP, que é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista. A partir daí, começou a praticar o jogo de xadrez em ritmo de competição, onde vem ganhando destaque.

O pequeno xadrezista é considerado pelos técnicos um prodígio e participa de todos os eventos locais sempre subindo ao pódio em sua categoria e até mesmo em categorias acima como sub 16, sub18, sub20 e até absoluto.

No começo eu ficava muito nervoso, mas foi no Centro de Iniciação Esportiva que despertei esse espírito de atleta e comecei a me dedicar. Em menos de um ano com o apoio do instrutor Alan Ciro, já conquistei medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2022. Fico muito feliz pois estou crescendo nesse projeto e já participando de campeonatos fora do estado”, afirmou o atleta.

Por SEMUC

Link original da notícia: https://www.jornalopainel.com/xeque-mate-aluno-da-vila-olimpica-participara-do-campeonato-da-federacao-amazonense-de-xadrez-nesta-terca-feira-10/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *