Segurança Pública deflagra ‘Operação Paz’ contra mortes violentas em Roraima

Segurança Pública deflagra ‘Operação Paz’ contra mortes violentas em Roraima

Segurança Pública deflagra ‘Operação Paz’ contra mortes violentas em Roraima

Integram a ações da operação a Polícia Civil de Roraima, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros , a Polícia Penal, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), e o Departamento Estadual de Trânsito. Em Roraima, o trabalho é coordenado pela Sesp.

A ideia é reduzir os Índices de Mortes Violentas Intencionais. A operação ocorre até o dezembro deste ano e pode ser ampliada para 2024, segundo o secretário de Sesp, André Fernandes. A ideia é direcionar os esforços policiais para ações de inteligência, prevenção e repressão de crimes relacionados às mortes violentas intencionais.

“Com esta ação, esperamos reduzir as mortes violentas intencionais, incluindo homicídios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte, latrocínios e até mortes decorrentes de intervenção de agentes do estado, em todo o Brasil, disse ele.

O delegado-Geral da Polícia Civil, Eduardo Wayner, destacou que os índices de homicídios estão em declínio em Roraima e que recentes pesquisas mostram resultados positivos dos investimentos do governo do estado em segurança pública.

Além disso, Wayner destacou o uso da inteligência policial e tecnologia para combater o tráfico de drogas.

“Paralelamente, além disso, temos esclarecido crimes de homicídios, resultando na prisão de infratores, muitos deles ligados a organizações criminosas. O trabalho no Sistema Prisional também tem mantido esses criminosos isolados, sem contato externo. Fora as ações da Polícia Militar, de forma ostensiva, continuamente nas ruas. Em resumo, as forças de Segurança estão concentradas no combate à criminalidade, o que se reflete na redução dos homicídios.”

No primeiro semestre deste ano Roraima foi estado brasileiro com a maior redução de assassinatos, com uma queda de 23,8%. O levantamento foi feito pelo Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base nos dados oficiais de 26 estados e do Distrito Federal.

Em número reais, foram 32 vítimas entre janeiro a março deste ano, contra 42 no mesmo período em 2022 – 10 pessoas a menos. Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes: homicídios dolosos, incluindo os feminicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2023/09/02/seguranca-publica-deflagra-operacao-paz-contra-mortes-violentas-em-roraima.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *