Secretária de Saúde afastada pela Justiça por suspeita de fraudes em cirurgias ortopédicas volta ao cargo

Secretária de Saúde afastada pela Justiça por suspeita de fraudes em cirurgias ortopédicas volta ao cargo

O decreto do governador foi publicado no Diário Oficial de Roraima (DOE) nesta sexta-feira (16). Cecília estava afastada do cargo desde o dia 2 de fevereiro.

De acordo com o decreto, uma decisão proferida pela desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região autorizou o retorno da secretária ao cargo. Durante este período, a pasta estava sob o comando de Edson Castro.

Além disso, o decreto do governador também revoga a proibição de acesso à sede da secretaria. Em nota, o governo de Roraima informou que continua alinhado e atendendo todas as demandas feitas pelos órgãos fiscalizadores, independente do servidor ou pasta envolvida em investigação, “demonstrando claramente a forma transparente de conduzir seus atos e zelar pelo bem público”.

Buscas na casa da secretária de Saúde em Roraima, Cecília Lorenzon — Foto: Marcelo Marques/Rede Amazônica

Na manhã do dia 2 de fevereiro, além da casa de Cecília, policiais federais também cumpriram mandados de buscas e apreensão na sede da Secretaria de Saúde (Sesau) e no Hospital Geral de Roraima, o maior do estado. Cecília Lorenzon está no cargo de secretária desde fevereiro de 2022 – há dois anos.

Cecília Lorenzon também estava proibida de contratar, ser nomeada ou continuar no exercício de cargos comissionados, efetivos e/ou políticos, e de licitar com o poder público em todas as esferas.

Operação Higeia

Agentes da PF e servidores da CGU fazem buscas na sede da Secretaria de Saúde de Roraima — Foto: PF/Divulgação

A operação Higeia investiga a existência de uma estrutura criminosa organizada suspeita de fraudar procedimentos licitatórios na área da prestação de serviços de traumatologia e ortopedia, culminando na adesão de uma ata de registro de preço licitada pelo governo do Acre.

Foram expedidos dez mandados de busca e apreensão pelo Tribunal Federal da 1ª Região, para serem cumpridos em Boa Vista, capital de Roraima, em Cuiabá (MT), e Goiânia (GO), além da determinação para bloqueio de bens de mais de R$ 30 milhões dos investigados.

Quem é Cecília Lorenzon

Cecília Lorenzon é advogada e está no cargo de secretária de Saúde desde fevereiro de 2022. Ela foi a 10ª pessoa a ser nomeado para o cargo pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (PP). À época, ela assumiu a função no lugar de Leocádio Vasconcelos.

Antes disso, ela tinha sido nomeada para o mesmo cargo em 2020, na pandemia de Covid-19, mas foi substituída.

Em fevereiro de 2023, Cecília Lorenzon fez um comentário após a repercussão de imagens de uma grávida jogada no chão enquanto esperava por atendimento na maternidade Nossa Senhora de Nazareth. A unidade funciona de forma provisória num espaço conhecido como “maternidade de lona”. À época, ela disse “pessoas se prestam a dar show” ao comentar o vídeo da grávida.

Secretária Cecília Lorezon comenta sobre desespero de grávida em grupo de WhatsApp em Roraima — Foto: Redes sociais

Cecília Lorenzon é formada em Direito pela Universidade Federal de Rondônia, especialista em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental, Direito Constitucional e Administrativo e tem capacitação em Macropolítica e Gestão no Sistema Único de Saúde (SUS). Cursa MBA em Contratos e Licitações e faz mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, pela Universidade Estadual de Roraima. Ocupou os cargos de Vice-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) e foi professora de Direito na Faculdade Cathedral.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2024/02/18/secretaria-de-saude-afastada-pela-justica-por-suspeita-de-fraudes-em-cirurgias-ortopedicas-volta-ao-cargo.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *