Prefeitura orienta população a denunciar furtos e vandalismo em abrigos de ônibus

Prefeitura orienta população a denunciar furtos e vandalismo em abrigos de ônibus

Prefeitura orienta população a denunciar furtos e vandalismo em abrigos de ônibus

Boa Vista é uma das poucas cidades brasileiras que possuem abrigos de ônibus climatizados. E a Prefeitura de Boa Vista se empenha para garantir conforto durante o uso desses espaços. Mas os constantes atos de vandalismo e furtos de cabos da rede elétrica, centrais de ar, além de quebra de vidraças, têm prejudicado as pessoas que utilizam o transporte público.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), das 150 centrais implantadas em 75 abrigos (duas em cada um), 47 foram furtadas nos últimos anos. Além de gerar desconforto aos passageiros por conta desse crime, é necessário fazer manutenções extras.

O secretário Thiago Amorim afirma que para impedir que esses equipamentos sejam furtados, grades de ferro estão sendo implantadas. Mas ele ressalta que a população, além de ajudar a cuidar desses locais, precisa denunciar as situações para que os autores sejam responsabilizados.

“Temos atendido muitas demandas com manutenções nos abrigos devido a danos causados por vândalos, e fazemos o possível para resolver tudo de forma rápida. Mas, precisamos que a população boa-vistense nos ajude a identificar os responsáveis por esse crime e faça a denúncia pela Central 156”, ressaltou.

O fiscal de prevenção Rodrigo Caldas veio de Manaus-AM e mora há um ano em Boa Vista. Como usuário do transporte público, reconhece que em outras cidades não tem climatização nas paradas de ônibus e se surpreende com a frequência que os danos são provocados por ato de vandalismo nesses locais.

“Em Manaus não tem central de ar-condicionado nos abrigos. Aqui eu pego ônibus para ir e voltar do trabalho e vejo que em muitos desses lugares são climatizados, mas percebo que alguns foram alvos de vandalismo. Já vi equipamentos danificados e em outros abrigos as centrais foram furtadas. Isso nos prejudica muito, principalmente, nesse período que está mais quente”, disse.

Vandalismo é crime

Para manter esses espaços bem cuidados, a população pode informar pela Central 156 os locais que precisam de qualquer reparo. Em casos de vandalismo, as autoridades policiais precisam ser acionadas imediatamente. Destruir o patrimônio público é crime e prevê além de multa, detenção de seis meses a três anos.

Link original da notícia: https://www.folhabv.com.br/cotidiano/prefeitura-orienta-populacao-a-denunciar-furtos-e-vandalismo-em-abrigos-de-onibus/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *