Prefeitura intensifica fiscalização para coibir venda ilegal de cobre em Boa Vista

Prefeitura intensifica fiscalização para coibir venda ilegal de cobre em Boa Vista

Prefeitura intensifica fiscalização para coibir venda ilegal de cobre em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista intensificou as ações de fiscalização para coibir venda ilegal de cobre na capital. O motivo é os frequentes casos de depredação e furtos de fios elétricos em espaços públicos, como nas praças, prédios, monumentos, pontes e abrigos de ônibus. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (7).

As ações tiveram início nesta quarta-feira (6). A Guarda Civil Municipal (GCM) e os fiscais tributários da Prefeitura de Boa Vista visitaram sete estabelecimentos no Centro e em diversos bairros da zona Oeste, como Tancredo Neves, Asa Branca, Operário e São Bento.

O relatório da GCM mostrou que dos locais previamente mapeados pelos fiscais tributários, apenas o do bairro São Bento está regular. Os demais necessitam de alvarás e de regularização para funcionamento.

Outras ações de controle dos estabelecimentos que comercializam esse tipo de produtos, sejam eles fios de cobre ou materiais de alumínio, foram intensificadas na cidade.

Segundo o comandante geral da GCM, Wilson da Silva, durante a operação foram prestadas aos proprietários dos estabelecimentos todas as orientações necessárias para que o comércio ocorra dentro da legalidade.

“A Guarda Civil Municipal fez a orientação quanto a possível prática criminosa que alguns proprietários podem cometer se receptarem os produtos de furto, principalmente, se identificados em seus estabelecimentos produtos oriundos de depredação do patrimônio público. Bem como informamos sobre a responsabilidade criminal quando encontrado em seu estabelecimento produtos sem origem comprovada”, explicou.

A receptação de produtos roubados ou furtados é crime previsto no artigo 180 do Código Penal, a responsabilidade é tanto de quem comete o delito quanto de quem comercializa.

A população também pode ajudar, denunciando ações de vandalismo e furto. Basta ligar para o 190 da Polícia Militar ou para Central 156 da Prefeitura de Boa Vista.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2023/09/08/prefeitura-intensifica-fiscalizacao-para-coibir-venda-ilegal-de-cobre-em-boa-vista.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *