A ideia é que esta ação aconteça uma vez por mês, em locais diferentes da cidade. “Reunimos todos os atendimentos da prefeitura em um só lugar. Tem quem procure os serviços de saúde, do social, os espaços lúdicos. Idosos retiram cartão de estacionamento prioritário. Alguns buscaram apoio da AME para empreender, outros formalizaram empresas na ação, entraram como empreendedores informais e saíram com o CNPJ na mão. Então tudo isso a gente fez, nos aproximamos da população e ofertamos um atendimento humanizado”, declarou Arthur Henrique.
O momento da contação de histórias fez a alegria da criançada. — Foto: Léo Costa.
Os mais procurados, sem dúvidas, foram os serviços de saúde com o registro de 360 consultas médicas; 64 atendimentos odontológicos; 1.212 doses de vacina foram aplicadas. No social foram feitos 115 cadastros únicos. Além disso, 180 pessoas participaram das rodas de conversas da Patrulha Maria da Penha e da equipe do CREAS sobre o tema da campanha Agosto Lilás.
Para a moradora Zenilde dos Santos Souza, uma ação como essa é essencial nos bairros. “É importante, pois nem sempre a gente tem tempo no meio da semana para ir aos postos de saúde vacinar as crianças ou levar elas para brincar. Achei interessante todas os serviços e atividades estarem na escola, em um final de semana em que a gente tem mais tempo para procurar esses atendimentos. Quando tem essas ações aproveitamos de tudo: salão, médico e vacina”, disse.
Foram feitas 369 consultas médicas e 64 atendimentos odontológicos. — Foto: Diane Sampaio.
A Agência Municipal de Empreendedorismo fez 24 atendimentos, dentre eles orientações sobre o acesso ao microcrédito, cursos e oficinas de empreendedorismo. A equipe da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito emitiu 48 cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.
Aproximadamente 240 crianças aproveitaram o Espaço lúdico montado na quadra da escola. Além disso, a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura levou a academia aberta, atração musical e atividades recreativas para a diversão de todos que passaram pelo local.
Bebês recebem massagem shantala, momento especial de fortalecimento de vínculos. — Foto: Jonathas Oliveira.
Confira os números gerais dos atendimentos
*1.212 doses de vacina aplicadas, totalizando 363 pessoas vacinadas
*Farmácia: 346 receitas atendidas, sendo 926 medicamentos dispensados.
*Emissão do Cartão do Sus: 83
*Coleta de preventivo: 34
*Pesagem do Bolsa Família: 75 famílias, totalizando 157 pessoas atendidas.
*Suplementação de Vitamina A: 26
*Atendimento Odontológico: 64
*Instrução de higiene oral e Escovação Supervisionada: 300
*Entrega de kits odontológico: 300
*115 cadastros únicos feitos;
*237 mudas de plantas medicinais entregues pelos integrantes do Dedo Verde;
*180 pessoas nas rodas de conversa patrulha maria da Penha e CREAS;
*360 crianças atendidas sendo: 120 no espaço de leitura e 240 no espaço lúdico;
*108 pessoas em terapia de grupo;
*25 pessoas encaminhadas para clínica de Psicoterapia da Faculdade Cathedral;
*24 atendimentos – Com informações sobre acesso a microcrédito, cursos e oficinas de empreendedorismo. Em pouco mais de um ano, a AME já investiu mais de R$ 2 milhões em microempreendedores, com diferentes linhas de créditos, dentre eles: Jovem Empreendedor, Mulher Empreendedora e Empreendedor Rural.
*14 atendimentos sobre abertura de reclamação e renegociação e 11 consultas SERASA;
*48 cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência de locomoção emitidos;
*3 pessoas entraram como comerciantes informais e saíram com CNPJ na mão, um MEI. Podendo emitir nota fiscal de serviço, pleitear créditos e ampliar seu negócio;
*Estavam disponíveis os serviços de habilitação para emissão de nota fiscal de MEI´s (Microempreendedor Individual), orientação para a abertura de negócios, emissão de Certificado de Dispensa, Inscrição Municipal, além de emissão de IPTU, Taxa de Coleta de Lixo e outros.
Link original da notícia: https://g1.globo.com/rr/roraima/especial-publicitario/prefeitura-de-boa-vista/boa-vista-a-capital-modelo-da-amazonia/noticia/2023/08/29/prefeitura-com-voce-acao-leva-servicos-municipais-para-perto-da-populacao.ghtml