Outubro Rosa: Prefeitura de Boa Vista promove ações de cuidados com a saúde da mulher no mês de prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa: Prefeitura de Boa Vista promove ações de cuidados com a saúde da mulher no mês de prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa: Prefeitura de Boa Vista promove ações de cuidados com a saúde da mulher no mês de prevenção ao câncer de mama

Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV

A UBS Sayonara Dantas, do bairro Senador Hélio Campos, ofereceu nesta segunda-feira (9), uma manhã de lazer e cuidados para o grupo de idosos da unidade, especificamente para as mulheres. A ação fez parte da campanha Outubro Rosa, dedicada à conscientização sobre o câncer de mama, que possui alta incidência na população feminina brasileira.

Para oferecer diagnóstico e tratamento mais eficientes, a Prefeitura estabeleceu parceria com o Hospital de Amor, um centro de referência no tratamento de câncer. Agora o agendamento de mamografia poderá ser feito diretamente nas Unidades Básicas de Saúde. Assim, a paciente sairá com data e horário do exame marcado, sem necessidade de encaminhamento.

Uma vez diagnosticada com um cisto de água durante exames anuais, Albertina Silva dos Santos, 57 anos, está ciente dos cuidados com a saúde. Dessa forma, está sempre atenta ao seu próprio tratamento para evitar novos sinais da doença e eventualmente um câncer.

“A saúde é muito importante para todas nós. Às vezes a gente tá doente e não sabe, e fazendo o exame você vai saber se você está sentindo alguma coisa ou não”, disse dona Albertina.

A enfermeira Bruna Pires destaca a importância da atenção às mamas e o cuidado a partir da meia idade, como a realização do autoexame do toque, mas sempre buscando o diagnóstico médico como prevenção real. “O toque é importante para se conhecer, mas não substitui o exame clínico. Para isso é preciso procurar o serviço de saúde”, enfatizou.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) promoverão a conscientização e o combate ao câncer de mama com atividades variadas, como palestras, rodas de conversa e atividades de integração.

Confira alguns locais onde haverá a programação em alusão ao Outubro Rosa:

  • UBS Cambará

16/10 às 14h

  • UBS Liberdade

19/10 às 7h

  • UBS Olenka Macellaro

19/10 às 8h

Fonte: Da Redação

Link original da notícia: https://roraimaemtempo.com.br/saude/outubro-rosa-prefeitura-de-boa-vista-promove-acoes-de-cuidados-com-a-saude-da-mulher-no-mes-de-prevencao-ao-cancer-de-mama/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *