Mostra Sesc de Cinema anuncia filmes selecionados para 6ª edição do evento

Mostra Sesc de Cinema anuncia filmes selecionados para 6ª edição do evento

Mostra Sesc de Cinema anuncia filmes selecionados para 6ª edição do evento

Mostra Sesc de Cinema – Foto: Sesc Roraima

A Mostra Sesc de Cinema anunciou os filmes e outras obras selecionados para a sua 6ª edição. A premiação é uma das principais iniciativas ao cinema independente no Brasil. No total, 34 produções (10 longas-metragens, um média e 23 curtas) comporão a mostra nacional, sendo 10 delas referentes ao Panorama Infanto-Juvenil.

Nesse sentido, os filmes recebem licenciamento pelo período de um ano e estarão disponíveis ao público a partir de novembro, quando ocorre a cerimônia de lançamento da VI MSDC, no Rio de Janeiro.

Nessa edição, registraram 1.575 inscrições e selecionaram 343 filmes nas etapas estaduais, regional e nacional, sendo 206 de cineastas homens e 137 cineastas mulheres. Desses, 65 serão licenciados pelo período de um ano. (Confira todos os selecionados aqui)

Além disso, o circuito intitulado Panorama Nacional traz a produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal. Assim como, de dez filmes em uma mostra especial voltada à infância e à juventude.

Do mesmo modo, as obras receberam avaliação das comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados.

De acordo com a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha, o objetivo do Sesc é incentivar a produção artística.

“O trabalho do Sesc na área de cultura tem entre seus objetivos incentivar a produção artística brasileira e novos talentos. O volume de obras inscritas na Mostra Sesc de Cinema comprova o quanto nosso audiovisual é rico.  Tornar democrático o acesso à cultura é papel fundamental do Sesc. Queremos também valorizar os profissionais deste importante setor da economia criativa”, disse.

Filmes participantes da Mostra Sesc de Cinema

Entre os filmes que compõem a mostra nacional estão Infantaria, dirigido por Laís Santos Araújo, vencedor do Prêmio Especial de Melhor Curta-Metragem da Mostra Geração 14Plus, do Festival de Berlim e do Grande Prêmio do 32ª Festival Internacional de Curtas do Rio.

Além disso, têm o filme Máquina do desejo, dos diretores Joaquim Castro e Lucas Weglinski, sobre o Teatro Oficina e a trajetória de Zé Celso. Outras obras são Itinerário de cicatrizes, Primo da Cruz e o documentário Cordelina, que recebeu o prêmio de melhor filme no Festival Aruanda 2022.

Por fim, para os interessados em ver outros documentários, filmes e obras, basta acessar a lista pelo link do Sesc.

Fonte: Da Redação

Link original da notícia: https://roraimaemtempo.com.br/cidades/mostra-sesc-de-cinema-anuncia-filmes-selecionados-para-6a-edicao-do-evento/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *