Governador quer criar Conselho de Promoção da Igualdade Racial em RR

Governador quer criar Conselho de Promoção da Igualdade Racial em RR

Governador quer criar Conselho de Promoção da Igualdade Racial em RR

O governador Antonio Denarium durante entrevista coletiva (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) discute a criação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial. A proposta de lei é do governador Antonio Denarium (Progressistas), que a define como imprescindível para combater a discriminação étnico-racial no Estado.

“Há a necessidade de um lugar de diálogo e reflexão, onde a juventude, as mulheres negras, religiões tradicionais de matriz africanas, quilombolas, grupos de jongo ou capoeira, indígenas, comunidades ciganas, entre outros segmentos podem falar a respeito de suas especificidades e apoiar a construção de um governo plural”, destaca Denarium no projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O grupo será um órgão colegiado, deliberativo e fiscalizador das ações governamentais, integrado por representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil organizada. Membros serão nomeados para mandato de dois anos e não poderão ser reconduzidos. Eles exercerão suas funções como voluntários.

O conselho terá dez membros da sociedade civil organizada (cinco titulares e cinco suplentes), sendo dois para cada um dos dez eixos temáticos: Negritude; Religiões de Matriz Africana; Juventudes; Lideranças Indígenas; Judeus; Minorias Étnico-raciais; Imigração; Representações Culturais; Capoeira; e Defesa dos Direitos à Igualdade Racial e Cidadania.

Dez órgãos públicos estaduais serão representados, cada um, por dois membros (titular e suplente): secretarias de Educação (Seed), do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), da Saúde (Sesau), Cultura (Secult), de Segurança Pública (SSP), de Justiça e Cidadania (Sejuc), dos Povos Indígenas (Sepi) e da Agricultura (Seadi), e da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR).

O Projeto de Lei foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) na quarta-feira (4) e deve passar por outros dois colegiados antes de ser discutido no plenário pelos 24 deputados estaduais.

Link original da notícia: https://www.folhabv.com.br/politica/governador-quer-criar-conselho-de-promocao-da-igualdade-racial-em-rr/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *