Calorão: Temperatura pode chegar até 40°C neste sábado em Boa Vista

Calorão: Temperatura pode chegar até 40°C neste sábado em Boa Vista

Calorão: Temperatura pode chegar até 40°C neste sábado em Boa Vista

A expectativa é que alta temperatura se mantenha parecida na manhã e na noite de sábado. A temperatura mínima para o sabadão é de 25 °C e a umidade relativa do ar pode ficar entre 80% e 40%.

Se a temperatura chegar aos 40 °C, a data será o novo dia mais quente deste ano. Até então, a temperatura mais alta de 2023, em Boa Vista, foi registrada no dia 15 de março. À época, os termômetros marcaram 38,8 ºC.

Mesmo com a previsão de calor, o instituto de meteorologia prevê nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em áreas da capital roraimense.

Já o índice para o domingo (10) pode chegar a 37 °C, mantendo a temperatura elevada. A expectativa é que o tempo da segunda (11) e terça-feira (12) seja parecido, com mínima de 26 °C e máxima de 35 °C ☀️.

No recorde mensal, o mês de agosto é o mais quente de 2023 na capital até o momento, com uma temperatura média de 34,6 ºC. Os meses de março e abril também registram uma média alta, com 34,2 °C e 33,7 °C, respectivamente.

Temperatura média mensal em Boa Vista

Dados de janeiro a agosto de 2023

Fonte: Inmet

E se engana quem pensa que o clima dos próximos dias será mais ameno. Com a aproximação do período seco do estado, que começa em outubro e segue até março, a previsão é que as temperaturas continuem aumentando.

“Aqui não tem inverno, é só sol ou chuva. Sem chuva, a temperatura aumenta. É sempre assim, [durante] todo ano”, explicou o meteorologista da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramon Alves.

Roraima encontra-se acima da Linha do Equador e é um estado quente – em 2022, por exemplo, o dia mais quente do ano chegou a 40,7 ºC e foi registrado no dia 14 de fevereiro. Em outubro, a maior temperatura registrada foi no dia 7 de outubro, quando Boa Vista teve uma temperatura de 39,1ºC.

A maior temperatura histórica foi no dia 18 de novembro de 1999, no dia em que Boa Vista registrou 42ºC 🥵.

Segundo Ramom Alves, o fator principal para as altas temperaturas é a falta de chuva, mas neste ano, o estado também passa pela influência do El Niño, fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas.

O El Niño, assim como a La Niña, determina mudanças nos padrões de transporte de umidade e, portanto, variações na distribuição das chuvas em algumas partes do mundo — inclusive o Brasil.

O El Niño é a fase positiva do fenômeno chamado El Niño Oscilação Sul (ENOS). Ou seja, quando ele está em atuação, o calor é reforçado no verão e o inverno é menos rigoroso. Isso ocorre porque ele dificulta o avanço de frentes frias no país, fazendo com que as quedas sejam mais sutis e mais breves.

O ar se torna mais seco e passa a circular para baixo, o que dificulta a formação de chuva e está associado a períodos de secas.

⚠️ Alerta amarelo

Mas para quem está com saudades das chuvas, elas podem atingir algumas áreas de Amajari, Alto Alegre, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis e Pacaraima até as 10h deste sábado (9), conforme alerta amarelo do Inmet.

💨 O aviso prevê um volume de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.

As orientações do Instituto Nacional de Meteorologia são para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, o recomendado é que as pessoas evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e desliguem o quadro geral de energia.

Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2023/09/09/calorao-temperatura-pode-chegar-ate-40c-neste-sabado-em-boa-vista.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *