Agência de Defesa Agropecuária coleta amostra de gado para exame que comprova ausência da febre aftosa em Roraima

Agência de Defesa Agropecuária coleta amostra de gado para exame que comprova ausência da febre aftosa em Roraima

Agência de Defesa Agropecuária coleta amostra de gado para exame que comprova ausência da febre aftosa em Roraima

A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) iniciou neste mês a coleta de soro sanguíneo em gado para comprovar a ausência da febre aftosa no estado. O trabalho ocorre em 11 propriedades que fazem parte da chamada zona de proteção em Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, região Norte.

No total, a meta é coletar 400 amostras até o dia 30 de setembro. O material será enviado para análise no Laboratório Federal de Defesa Animal no Rio Grande do Sul com o intuito fim de comprovar que o rebanho roraimense tem anticorpos para febre aftosa.

Caso haja amostras duvidosas, conforme destaca o médico veterinário e chefe do Programa Estadual de Vigilância da Febre Aftosa, Marcos Duarte, será feita uma nova coleta, a chamada pareada, para efeito comparativo.

Como estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a coleta é feita em animais de 06 a 24 meses. Segundo o presidente da Ader, Marcelo Parisi, é nessa faixa etária que os animais estão mais suscetíveis a doença.

A zona de proteção é uma área de vigilância que exige atenção. É composta de aproximadamente 12 propriedades que estão localizadas na linha de fronteira e é onde a Aderr mantêm um posto fixo 24 horas, localizado na saída da cidade.

O objetivo é controlar a movimentação de animais e de produtos de origem animal sem procedência e que possam trazer o vírus da febre aftosa, já que a Venezuela é considerada pela Organização Mundial da Saúde Animal como de risco desconhecido para esta doença.

Roraima tem 1.000.879 (um milhão oitocentos e setenta e nove) animais entre bovinos e bubalinos, segundo o governo do estado.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2023/09/10/agencia-de-defesa-agropecuaria-coleta-amostra-de-gado-para-exame-que-comprova-ausencia-da-febre-aftosa-em-roraima.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *