Safra de grãos em Rondônia deve ultrapassar 3 milhões de toneladas, estima Conab

Safra de grãos em Rondônia deve ultrapassar 3 milhões de toneladas, estima Conab

Safra de grãos em Rondônia deve ultrapassar 3 milhões de toneladas, estima Conab

A safra de grãos 2022/2023 em Rondônia deve ser de 3,7 milhões de toneladas, revelou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estatal do Ministério da Agricultura que gere políticas de abastecimento interno.

Os dados foram divulgados na quarta-feira (6) e revelam que o dado positivo para a agricultura rondoniense é devido ao período de chuvas prolongadas, que proporcionou ganho em produtividade.

Cultivo de soja — Foto: Caíque Rodrigues/g1 RR

Abaixo, veja o que diz o levantamento sobre cada cultura:

No caso do algodão, a Conab explica que, até o momento do 12º levantamento, restavam cerca de 5% da área a ser colhida no estado, mas as colhedoras estavam em atividade e, portanto, até o final do mês, provavelmente, todas as áreas já devem estar colhidas.

Já para o arroz, o levantamento indica que a cultivar utilizada tem feito a diferença na produção, mesmo com a área tendo sido reduzido e sem perspectiva de expansão.

O milho também se favoreceu com as condições climáticas e apesar do veranico de novembro, o grão teve produtividades dentro do esperado.

No caso da soja, mesmo tendo que ser replantada logo no início da implantação das lavouras, o impacto quanto a isso foi quase “insignificante”, já que, devido a regularidade das chuvas, houve ganho em produtividade.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ro/rondonia/rondonia-rural/noticia/2023/09/07/safra-de-graos-em-rondonia-deve-ultrapassar-3-milhoes-de-toneladas-estima-conab.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *