Rio Madeira está perto de atingir cota mínima histórica em Porto Velho, indica CPRM

Rio Madeira está perto de atingir cota mínima histórica em Porto Velho, indica CPRM

Rio Madeira está perto de atingir cota mínima histórica em Porto Velho, indica CPRM

Monitoramento revelou que rio chegou aos 2,17 metros em Porto Velho e que devido ao período de estiagem, tendência é que o nível continue baixando.


O rio Madeira chegou à marca dos 2,17 metros na última sexta-feira (1º), revelou o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). De acordo com o órgão, a previsão para os próximos 15 dias é que o nível do rio continue baixando devido ao período de estiagem.

Um dado alarmante revelado no 29º Boletim de Monitoramento do Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Madeira, é que em Porto Velho, o rio “apresenta níveis abaixo do normal para este período do ano, com valores próximos das mínimas históricas“.

Seca do rio Madeira em Porto Velho (2022) — Foto: Ruan Gabriel

No início de agosto, a Capitania Fluvial de Porto Velho emitiu uma portaria proibindo a navegação noturna devido à redução do nível do rio. A Marinha alerta que durante o dia é necessário ter precaução com bancos de areia e pedrais.

Está proibida também a navegação diurna para embarcações com calado superior a 3,5 metros, e para aquelas que transportam cargas perigosas e têm alto potencial poluidor, o calado máximo permitido é de 3 metros.

A Defesa Civil também faz alertas para que a população evite as praias que aparecem nas margens do rio Madeira, onde é comum aparecerem predadores como arraias, jacarés e cobras.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2023/09/02/rio-madeira-esta-perto-de-atingir-cota-minima-historica-em-porto-velho-indica-cprm.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *