Plantio de soja inicia na segunda-feira, 11, na região sul de Rondônia

Plantio de soja inicia na segunda-feira, 11, na região sul de Rondônia

Plantio de soja inicia na segunda-feira, 11, na região sul de Rondônia

Semeadura na Região I pode ser realizada até o dia 19 de dezembro. Demais municípios do estado podem iniciar o plantio no dia 16 deste mês.


Plantação de soja — Foto: Caíque Rodrigues/g1

O período de plantio de soja começa na próxima segunda-feira (11) em sete municípios da região sul de Rondônia, após o fim do vazio sanitário. Os produtores têm até o dia 19 de dezembro para o cultivo da planta.

O vazio sanitário é o período em que é proibido o plantio e cultivo de soja em determinadas áreas, como forma de controle de doenças, como a ferrugem asiática.

Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), a partir da segunda-feira (11), pode ser iniciado o plantio da soja na região I, que compreende os municípios de:

Nos demais municípios do estado, que estão na Região II, a semeadura deve ser realizada de 16 de setembro a 24 de dezembro.

O produtor que for trabalhar com a cultura tem até o dia 15 de dezembro para cadastrar a área cultivada na Idaron. O processo de cadastro pode ser realizado pela internet, no site da Agência.

Na última safra, foram cultivados mais de 540 mil hectares de soja em Rondônia. Os municípios com as maiores áreas foram: Pimenteiras do Oeste, Corumbiara, Vilhena, Porto Velho e Chupinguaia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2023/09/10/plantio-de-soja-inicia-na-segunda-feira-11-na-regiao-sul-de-rondonia.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *