O processo de desativação do lixão municipal localizado na comunidade Vila Princesa, a 16km de Porto Velho (RO), terá início na próxima sexta-feira (1°) e se estende até o dia 10 de novembro de 2023. Está prevista também a construção de um aterro sanitário, que proporcionará a destinação correta dos resíduos na cidade.
Lixão a céu aberto será desativado em Porto Velho — Foto: Emily Costa/G1 Rondônia
Segundo a Prefeitura de Porto Velho, a decisão faz parte das medidas adotadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Atualmente, menos de 1% dos grandes geradores de resíduos na cidade realizam a destinação adequada do lixo. Porto Velho é uma das duas únicas capitais do país que ainda operam no modelo de lixão a céu aberto.
Os resíduo que antes eram encaminhados ao local, agora terão o aterro sanitário como destino final. A transferência também será feita de forma gradativa, em escala semanal, segundo informações.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), aproximadamente 450 pessoas vivem na região e cerca de 147 famílias possuem a reciclagem como principal fonte de renda financeira. Para evitar que as famílias fiquem desamparadas durante a transição, um auxílio no valor de R$ 1 mil será concedido por um período de seis meses.
O Município também optou pela construção do aterro sanitário em um terreno em frente à Vila Princesa, para que seja possível recolher o lixo reciclável e encaminhar para a coleta seletiva, que continuará sendo feitas pelos moradores da vila.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) também adotará outras medidas para aumentar a coleta de resíduos e realizar a distribuição de futuros “ecopontos” na cidade.
Link original da notícia: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2023/08/30/desativacao-do-lixao-da-vila-princesa-inicia-em-1o-de-setembro-em-porto-velho.ghtml