Costa Marques, Fortaleza do Abunã e outros: veja calendário dos festivais de praia em RO

Costa Marques, Fortaleza do Abunã e outros: veja calendário dos festivais de praia em RO

Costa Marques, Fortaleza do Abunã e outros: veja calendário dos festivais de praia em RO

Prefeituras e grupos organizam os festivais de praia, com direito a música e gastronomia. Abaixo, veja a lista de festivais com datas confirmadas:

Festival de Fortaleza do Abunã

Distrito de de Fortaleza do Abunã — Foto: Foto: Reprodução/ Redes sociais

Praia de água doce no distrito de Fortaleza do Abunã (RO) — Foto: Facebook/Ocampo

O distrito de Fortaleza do Abunã, localizado há cerca de 230 km de Porto Velho, é um dos pontos mais tradicionais no quesito ‘festivais de praia’ e esse ano, vai abrir o calendário de festividades da região.

A praia, formada após a seca do rio Abunã, aparece tanto no lado brasileiro, quanto do lado boliviano e além dos bancos de areia, no local, também há pedrais, que formam cachoeiras e encantam os turistas.

Nos dias 1, 2 e 3 de setembro

Para chegar até o local, é necessário fazer uma viagem que dura cerca de 3h45. Saindo do centro de Porto Velho, o turista deve pegar a BR-364 e seguir em direção ao estado do Acre. O distrito fica localizado na fronteira com a Bolívia.

Há pousadas e propriedades que podem ser alugadas para o período do festival. Além disso, o turista pode levar barraca e acampar na praia.

Festival da Vila Calderita

Praia da Vila Calderita, em Porto Velho — Foto: Facebook/Sicília Andrade

Praia da Vila Calderita — Foto: Foto: Reprodução/ Redes sociais

A praia da Vila Calderita, em Porto Velho, se firmou como um dos novos pontos turísticos da capital. Localizado há cerca de 50km da zona urbana, é possível encontrar restaurantes e pousadas no local.

Com a seca do rio Jamari, os bancos de areia começam a aparecer e formam uma das mais famosas praias de água doce da capital. Para chegar até a praia, é necessário pagar a travessia de barco, que custa R$ 15 a lotação.

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro

A viagem leva cerca de 1 hora para ser concluída. Para chegar até a praia, é necessário pegar a Estrada da Penal, na zona leste da capital e percorrer cerca de 54km. A estrada, parte asfaltada e parte de chão, é sinalizada, o que facilita a chegada do turista.

É importante ter cuidado ao dirigir na parte sem asfalto, pois nessa época do ano, há muita poeira, o que dificulta o tráfego.

Como é mais perto da zona urbana, é possível passar só o dia na praia e voltar para casa. Mas caso haja a pretensão de ficar e curtir os três dias de evento, há pousadas e hotéis na vila, além de casas que podem ser alugadas por temporada. Também é possível levar barraca e acampar na praia.

Festival de Pimenteiras do Oeste

Praia de Pimenteiras do Oeste (RO) — Foto: Reprodução/Facebook

Festival de praia Pimenteiras do Oeste 2022 — Foto: Foto: Reprodução/ Redes sociais

O município de Pimenteiras do Oeste, no cone sul de Rondônia, vai garantir aos turistas um momento de lazer na praia que se forma com a seca do rio Guaporé.

Segundo a organização, durante o festival, os visitantes terão acesso a shows musicais com atrações nacionais e pratos típicos.

Para quem for sair da capital, a viagem é longa e dura em média 12 horas. Mais de 800 km serão percorridos para chegar até a praia de água doce que fica entre o Brasil e a Bolívia.

É possível encontrar quartos em pousadas ou até mesmo, acampar na praia com barraca.

Festival de Costa Marques

Praia de curralinho em Costa Marques — Foto: Foto: Reprodução/ Rede social

Praia de Curralinhos em Costa Marques (RO) — Foto: Reprodução/Facebook

O festival de praia de Costa Marques, acontece na Praia de Curralinho. O evento, que já é tradicional na região e costuma reunir centenas de pessoas, promete shows musicais, competições esportivas e o tradicional desfile da musa.

Costa Marques é banhado pelo rio Guaporé e fica na fronteira com o Brasil e a Bolívia. O município costuma receber centenas de visitantes que desejam conhecer, além das praias, o Real Forte do Príncipe da Beira.

Entre 21 e 24 de setembro

Para o turista que sair de Porto Velho, a viagem é longa e leva cerca de 10 horas para ser concluída. Para os moradores dos municípios da região de fronteira e até da Bolívia, o acesso para Costa Marques é facilitado, visto a proximidade entre as cidades.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2023/09/01/costa-marques-fortaleza-do-abuna-e-outros-veja-calendario-dos-festivais-de-praia-em-ro.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *