Pará institui programa para distribuir absorventes nas escolas

Pará institui programa para distribuir absorventes nas escolas

Pará institui programa para distribuir absorventes nas escolas

Programa ‘Dignidade Menstrual nas Escolas’ deve disponibilizar itens de higiene pessoal para 200 mil estudantes da rede estadual.


Estudante da rede pública segura absorvente descartável — Foto: Stephanie Rodrigues/g1

O governo do Pará sancionou, nesta segunda-feira (11), o projeto de lei que institui o programa “Dignidade Menstrual nas Escolas”, para aquisição de itens de higiene pessoal, além de materiais para desenvolvimento de atividades pedagógicas de conscientização sobre o tema.

A iniciativa prevê apoio financeiro para as escolas estaduais, com a descentralização de recursos do “Programa Dinheiro na Escola Paraense”.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), uma entre dez pessoas em idade menstrual no mundo sofre com o impacto da pobreza menstrual na vida escolar. No Brasil, a Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estima que este número seja de 1 em 4.

O programa deve atender 200 mil estudantes da rede pública estadual de ensino. Um dos intuitos é combater a evasão escolar e eventuais prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar por motivos relacionados à pobreza menstrual.

Segundo o governo, o programa também busca:

  • formar profissionais da educação da rede pública estadual, nos temas relativos à saúde das pessoas que menstruam, pobreza menstrual e suas consequências no contexto educacional;
  • construir canais de comunicação nas unidades escolares por meio dos profissionais da educação a fim de garantir uma rede de apoio às pessoas que menstruam;
  • promover o acesso à informação sobre saúde e higiene menstrual, por meio de ações ou campanhas educativas, no âmbito do programa.

VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2023/09/11/para-institui-programa-para-distribuir-absorventes-nas-escolas.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *