Montagem do Arraial de Nazaré inicia na segunda-feira

Montagem do Arraial de Nazaré inicia na segunda-feira

Montagem do Arraial de Nazaré inicia na segunda-feira

O estacionamento da Basílica ficará fechado a partir do dia 11 de setembro para entrada de veículos, reabrindo apenas no final de novembro, com o encerramento do Arraial.

O parque vai funcionar, durante o período fora da quadra nazarena, de 16h às 22h, de segunda à quinta, e de 16h às 22h30, na sexta, sábado e domingo. E durante a quadra nazarena, de 8 a 22 de outubro, o horário será de 16 às 23h.

“Serão mais de 100 permissionários e em torno de 70 barracas vendendo os mais diversos itens. Durante os 32 anos, esta será a 30a vez que o parque participa do Círio de Nazaré. Os únicos momentos que não tivemos a montagem do parque foi durante a pandemia”, detalhou o diretor de arraial e arrecadação, Albano Martins.

Sobre a Programação

O Arraial de Nazaré é uma tradição que começou na primeira edição do Círio de Nazaré, em 1793. Na época, consistia em uma grande feira de produtos agrícolas.

O Arraial começou a ser chamado desta forma em virtude da construção das casas em volta da ermida de Plácido após o achado da imagem, aproveitando-se do grande fluxo de peregrinos que passou a ocorrer desde então.

As primeiras festas de Nazaré eram realizadas no mês de setembro, época do verão amazônico, quando a intensidade de chuvas diminui.

Arraial é o espaço em que fica o parque de diversões e barracas de comidas típicas. — Foto: Carlos Borges/ O Liberal

Segundo pesquisadores e historiadores, no início era realizado em frente à Basílica, onde hoje está situada a Praça Santuário de Nazaré, antes chamada de Conjunto Arquitetônico de Nazaré (CAN).

No entanto, com o passar do tempo, mudou de lugar e se aprimorou. Passou a ser formado por uma série de brinquedos direcionados para o divertimento dos fiéis, bem como por várias barracas de venda de artesanato, comidas típicas e outros produtos industrializados.

No entanto, o funcionamento do arraial nazareno no século XIX não se resumia à mera exposição e venda de “produtos regionais”. Além das barracas fixas, a movimentação do público era acompanhada pelo comércio ambulante, por jogos, pelas danças coletivas e apresentações musicais e teatrais.

Eco Círio

Desde 2016, a Diretoria da Festa de Nazaré criou o Eco Círio, um projeto de conscientização que une responsabilidade social e ambiental, visando conscientizar as pessoas que visitam o Arraial de Nazaré, desde quando é montado.

A ação tem como objetivo estimular todos os frequentadores do arraial e da Praça Santuário ao descarte apropriado de resíduos sólidos.

O projeto vai disponibilizar pontos de coleta na Praça Santuário, no Arraial e nas arquibancadas ao longo da avenida Presidente Vargas.

Programação

  • 04/09 – Início da montagem
  • Até 20/09 – Avaliação do Corpo de Bombeiros
  • 22/09 – Abertura do parque ao público
  • 26/11 – Encerramento e desmontagem do parque

Assista a outras notícias do Pará:

Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pa/para/cirio-de-nazare/noticia/2023/09/01/montagem-do-arraial-de-nazare-inicia-na-segunda-feira.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *