Ideflor-Bio instala viveiro agroflorestal em comunidade ribeirinha da APA Lago de Tucuruí

Ideflor-Bio instala viveiro agroflorestal em comunidade ribeirinha da APA Lago de Tucuruí

Ideflor-Bio instala viveiro agroflorestal em comunidade ribeirinha da APA Lago de Tucuruí

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) instalou um viveiro de mudas na comunidade ribeirinha de Pontal, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí, região sudeste paraense. O equipamento será um importante instrumento para fomentar a recuperação de áreas alteradas e o fortalecimento da cadeia produtiva sustentável.

A ação é fruto da parceria entre o Ideflor-Bio, por meio da Gerência Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí (GRTUC) e a Prefeitura de Novo Repartimento, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semear). O viveiro mede 6m x 6m e vai facilitar o processo de recomposição florestal por meio dos Sistemas Agroflorestais (SAFs).

A montagem teve início no dia 21 de agosto e durante todo o período contou com a participação ativa dos moradores locais, que receberam capacitação e orientações técnicas para a sua operação e manutenção adequada do viveiro. Vale destacar que os trabalhos de recomposição florestal são de suma importância para a preservação dos recursos naturais e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas.

Titular da GRTUC, Keylah Borges destacou que a participação da comunidade durante o processo de montagem do viveiro é fundamental para fortalecer vínculos. “Após a conclusão dos trabalhos, as famílias envolvidas recebem capacitação para preparar o substrato e encher as sacolinhas ou tubetes. Eles aprendem a fazer a mistura adequada de terra com adubação orgânica ou química, antes de realizar o plantio das sementes. É importante citar que o Ideflor-Bio fornece kits contendo adubos, sacolinhas e sementes de açaí ou cacau, garantindo todo o suporte necessário para o cultivo das espécies”, detalhou.

Ainda de acordo com a gerente, a montagem do viveiro e a visita técnica foram apenas o começo de um longo caminho. É esperado que os resultados positivos desse trabalho sejam duradouros, contribuindo para a preservação da rica biodiversidade da região amazônica e o bem-estar das comunidades ribeirinhas.

A parceria entre o Ideflor-Bio e a Prefeitura de Novo Repartimento fortalece o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento socioambiental da região. A expectativa é que essa ação inspire outras comunidades e instituições a se engajarem em projetos semelhantes, promovendo a conscientização e a preservação do meio ambiente.

Assista a outras notícias do Pará:

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2023/09/02/ideflor-bio-instala-viveiro-agroflorestal-em-comunidade-ribeirinha-da-apa-lago-de-tucurui.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *