Com patrono paraense, MinC lança ‘Prêmio Culturas Populares’ em Belém

Com patrono paraense, MinC lança  ‘Prêmio Culturas Populares’ em Belém

Com patrono paraense, MinC lança ‘Prêmio Culturas Populares’ em Belém

Nesta segunda-feira (11) será realizado o Ato de Lançamento do Prêmio Culturas Populares e Tradicionais “Mestre Lucindo”, que faz parte do Edital de Premiação Cultura Viva “Sérgio Mamberti”, no Teatro Estação Gasômetro, em Belém. Marapanim, cidade localizada no nordeste do Pará, também receberá cerimônia de lançamento.

Promovido pelo Ministério da Cultura através da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, o Edital de Premiação está com as inscrições abertas até 2 de outubro de 2023, e poderão ser feitas preferencialmente pela internet ou por via postal.

Junto ao lançamento, será ministrada oficina com orientações sobre o edital e o processo de inscrição, aberto ao público em geral, em especial aos mestres e mestras das culturas populares e tradicionais paraenses.

O evento visa compartilhar informações e esclarecer dúvidas a respeito da premiação, estimulando a participação do maior número possível de candidatos.

É aguardada a presença do diretor de Promoção das Culturas Populares do MinC, Tião Soares, e vários mestres e mestras.

O encerramento do ato será ao som de Carimbó, com a apresentação do Coletivo de Mestras e Mestres do Carimbó de Marapanim e convidados.

O evento é gratuito e aberto ao público, e integra a programação do Carimbó do meu Brasil 2023 e contando com o apoio da Secult Pará.

Mestre Lucindo é patrono da edição do edital

Mestre Lucindo, nascido em Marapanim, é patrono desta edição do Prêmio Culturas Populares, sendo a primeira vez que essa premiação nacional homenageia um mestre de cultura popular do Pará e da região Norte.

A indicação do nome de Lucindo foi feita pela coordenação da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro junto à Diretoria de Promoção das Culturas Populares e à Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do MinC.

O Prêmio Culturas Populares e Tradicionais “Mestre Lucindo” faz parte do Edital de Premiação Cultura Viva “Sérgio Mamberti” e busca reconhecer, valorizar e mostrar a atuação de mestres e mestras dos saberes e fazeres, grupos, coletivos e instituições culturais que se expressam através de diversas linguagens artísticas, ritos sagrados e festas comunitárias, cuja vida e obra foram dedicadas à proteção, promoção e desenvolvimento da cultura tradicional brasileira.

Serviço: Ato de lançamento e oficina do Prêmio Culturas Populares e Tradicionais “Mestre Lucindo”
Data (em Belém): segunda-feira, 11 de setembro de 2023
Hora: 16h
Local: Teatro Estação Gasômetro
Entrada gratuita
Informações: Belém: (91) 98529-6402 / 98410-3833
Marapanim: (91) 98988-2598 / 98567-2788

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2023/09/11/com-patrono-paraense-minc-lanca-premio-culturas-populares-em-belem.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *