Belém vai sediar edição 2023 do Expo Favela na UsiPaz Jurunas/Condor

Belém vai sediar edição 2023 do Expo Favela na UsiPaz Jurunas/Condor

Belém vai sediar edição 2023 do Expo Favela na UsiPaz Jurunas/Condor

Um dos mais importantes eventos de empreendedorismo para moradores da periferia, a Expo Favela Innovation está com data marcada para ser realizada em Belém. No final de setembro, a Usina da Paz Jurunas/Condor será a sede desta primeira edição do evento no Pará. A expectativa é que 20 mil pessoas participem nos dois dias de programação, que contará com palestras, shows, mentorias e feira criativa.

Realizada pela Favela Holding, em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), a Expo Favela conta com apoio local do Governo do Pará, via Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac). O evento foi lançado nesta segunda-feira (4), na sede da Associação Comercial do Pará (ACP).

Tendo como principal objetivo dar visibilidade a empreendedores das periferias, a Expo Favela Innovation é uma feira de negócios que inclui oficinas, workshops, ações culturais e painéis, além a participação de personalidades e artistas paraenses e nacionais.

Seleção

O destaque será a seleção de 100 empreendedores locais para a feira criativa. Destes, 10 serão selecionados para participar da etapa nacional. Segundo o organizador local do evento, Daniel Noel, até este momento já são 300 empreendedores inscritos. “A importância da Expo Favela aqui em Belém é dar a oportunidade pra essas pessoas poderem entender e vender melhor o seu próprio negócio. Nós queremos levar os produtos mais criativos do Pará para ter essa oportunidade de estar ao lado de mentores de todo o País”, informou o organizador.

O presidente estadual da Cufa, Jorge Carvalho, disse que é muito comum o empreendedor da periferia não se reconhecer nessa condição. “Infelizmente, a população periférica ainda não se vê como empreendedora. Já vi pessoas que têm um excelente negócio, cheio de criatividade e inovação, mas que não sabem se vender. A Expo Favela vem justamente pra ajudar nisso”, frisou.

Escolhida pela organização para sediar o evento em Belém, a UsiPaz Jurunas/Condor está localizada em uma das periferias mais populosas da capital, o que possibilita chegar exatamente ao público-alvo.

Para o titular da Seac, Igor Normando, também é uma oportunidade de potencializar o trabalho que já vem sendo feito nas Usinas das Paz. “Há menos de um mês nós lançamos o Programa Empreende Mais, voltado para jovens empreendedores da periferia. Receber a Expo Favela na UsiPaz Jurunas/Condor potencializa esse trabalho que já é realizado nas Usinas, e aproxima ainda mais o empreendedor do sucesso do seu negócio”, enfatizou o secretário.

Inscrições

As inscrições para participar da feira de negócios da Expo Favela estão abertas até o próximo dia 10 de setembro. Podem se inscrever empreendedores com iniciativas criadas e desenvolvidas nas áreas periféricas do Estado, pelo site do evento.

Uma banca vai avaliar os projetos inscritos e selecionar 100, que serão apresentados durante a primeira edição da feira em território paraense, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na Usina da Paz Jurunas/Condor. As 10 melhores iniciativas serão selecionadas para participar da edição nacional em São Paulo, em dezembro.

Edições regionais

A Expo Favela Innovation é uma iniciativa da Favela Holding, em parceria com Cufa, e vem sendo realizado desde 2022, quando houve a primeira edição em São Paulo.

Para este ano, edições regionais começaram a ser promovidas em todo o País. Em 2024, a Expo Favela Innovation deve ter edições na França, Estados Unidos e Portugal, alcançando destaque internacional. O anúncio foi realizado no último dia 19 de junho pelo presidente nacional da Cufa, Celso Athayde, durante o 70° Festival de Publicidade Cannes Lions, na França.

Link original da notícia: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2023/09/05/belem-vai-sediar-edicao-2023-do-expo-favela-na-usipaz-jurunascondor.ghtml

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *